Governo de Rondônia
28/03/2024

REDAÇÃO OFICIAL

Seduc promove capacitação sobre redação de documentos oficiais para servidores

15 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

As aulas acontecem no auditório da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau

Visando capacitar os servidores quanto à elaboração textual e aperfeiçoar a comunicação do Poder Público, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, deu início na manhã da terça-feira (14), a primeira aula do curso Redação de Documentos Oficiais: com foco nas mais recentes alterações do Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Cerca de 400 servidores da pasta estão participando do curso, dividido em cinco turmas. As aulas acontecem no auditório da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, no Palácio Rio Madeira – PRM e são ministradas pelas redatoras oficiais do gabinete da Seduc, Danielle Constantino e Rachel de Oliveira.

Durante a abertura do curso, a secretária da pasta, Ana Pacini ressaltou que este curso é fruto de uma ideia que surgiu em sua mente, quando exercia a função de chefe de gabinete. “O objetivo é contribuir para que os servidores utilizem e desenvolvam técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional e tornando a redação eficaz”, explicou.

Para o governador Marcos Rocha, todos os servidores devem se aperfeiçoar, independente de seu envolvimento direto ou indireto com a produção de textos. “Entendo que em algum momento, o servidor terá contato com a geração, edição e customização de textos, seja ele um ofício ou um correio eletrônico, que devem chegar a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas, por isso, é imprescindível que o profissional execute este trabalho com excelência”, ressaltou.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo está estruturado em quatro tópicos: Redação Oficial e suas principais características; tipos de Redação Oficial; Planejamento do Texto – comunicação e linguagem; dicas Práticas em consonância com Sistema de Processos Administrativos e Documentos Eletrônicos – SEI.

RESULTADOS ESPERADOS

Segundo a redatora Danielle, ao final deste curso, espera-se que o servidor seja capaz de “dominar os fundamentos para a composição de uma redação oficial, conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e praticidade das informações a serem prestadas, conhecer os pronomes de tratamento, siglas, o uso de informações, como datas e horários e formatação de textos, atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual, refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos e implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos oficiais que produzem”, afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo