10/05/2024

RETROSPECTIVA 2021

Em 2021, Educação Estadual recebeu novos ônibus escolares e laboratórios de informática foram revitalizados

22 de dezembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE

Após levantamento acerca da necessidade do Estado em renovar a frota escolar, durante o ano de 2021, o Governo de Rondônia, entregou 25 ônibus escolares para atender estabelecimentos de ensino estaduais e municipais. Os veículos foram adquiridos com recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação (ME), conforme o que preconiza o Programa Caminho da Escola.

Para o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, os veículos representam mais conforto, segurança e economicidade. ‘‘O Estado buscou pelo PAR o investimento em transporte observando que a frota estadual estava bastante desgastada, e esses novos ônibus vem somar com os veículos já adquiridos pelo Estado. Estamos, desta forma, buscando alternativas para modernizar a frota e atender melhor os municípios tanto da rede estadual quanto da municipal, e fazer com que a nossa Educação esteja cada vez melhor’’.

Os veículos foram destinados para: Prefeitura de Cacoal (11); Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cacoal (2); Prefeitura de Cerejeiras (2); Prefeitura de Pimenta Bueno (3), sendo duas para Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará; Prefeitura de Urupá (1); Prefeitura de Seringueiras (1); Prefeitura de Ministro Andreazza (1). Escola Tiradentes de Vilhena (1); Prefeitura de Alto Alegre (1); Prefeitura de Espigão do Oeste (1) e Prefeitura de Guajará-Mirim (1).

Por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, foram adquiridos 21 ônibus escolares para o atendimento de alunos das escolas estaduais de Rondônia. Todos os veículos são equipados com dispositivos de acessibilidade e seguem os padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE, com capacidade para 44 estudantes sentados. O recurso de R$ 4.494.000 (quatro milhões quatrocentos e quarenta e quatro mil reais) foi destinado para à aquisição dos ônibus por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Serão destinados 11 veículos à Prefeitura de Cacoal e dois ônibus para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do munícipio, duas unidades para a Prefeitura de Cerejeiras, três unidades para a Prefeitura de Pimenta Bueno, sendo duas unidades destinadas ao Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará, uma para a Prefeitura de Urupá, uma para a Prefeitura de Seringueiras e uma unidade para a Prefeitura de Ministro Andreazza.

INFORMÁTICA

O Governo também trabalhou na renovação dos Laboratórios de Informática Educacional (Lies) das escolas da Rede Estadual de Ensino. A revitalização está em andamento desde 2019.

O objetivo é renovar todos os laboratórios da Rede Estadual de Ensino, reconhecendo a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Durante o ano de 2021, foram adquiridos mais de sete mil itens de informática, entre computadores, nobreaks e impressoras que estão sendo distribuídos para escolas de todo o Estado.

O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Neri, Mário Garcia, destacou que, “para oferecer uma educação de qualidade, é crucial a presença de um laboratório de informática com equipamentos de qualidade como esses”.

“O laboratório é essencial para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e para a assistência aos estudantes”, reforça a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, Clarina Carneiro.

Texto: Ananda Carvalho e Valéria Rodrigues
Fotos: Daiane Mendonça