Governo de Rondônia
30/04/2024

EDUCAÇÃO

2° Simulado Estadual é aplicado nas escolas da rede públicas de Rondônia

09 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Aproximadamente 450 escolas estão realizando o treinamento

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando o 2° Simulado Estadual em toda rede pública de ensino de Rondônia. A aproximadamente 450 escolas estaduais estão envolvidas no preparatório para os estudantes do 9º ano do fundamental, que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para os estudantes do 3° ano do ensino Médio que estão se preparando para as provas do Enem em novembro.

Ao todo 21 mil alunos do 9° ano do ensino fundamental estiveram em sala de aula nesta terça-feira (8) para as avaliações do simulado específico de Português e Matemática como preparatório para o Saeb. Já os 12.800 alunos do 3º ano do ensino médio também participam do simulado “Revisa Enem”, que foi dividido em dois dias por disciplinas, terça-feira (8) com Linguagens, Redação e Ciências Humanas e na quinta-feira (10) Matemática e Ciências da Natureza.

Para Gustavo Oliveira Queiroz de 17 anos estudante do 3° ano do ensino Médio da Escola Major Guapindaia, o simulado ajuda muito no treinamento para as avaliações do Enem. “Meu sonho é ir para a faculdade estudar direito, me formar e ser um excelente advogado, e vejo o simulado com um grande treinamento, pois além de reforçar nosso conhecimento, revisa os conteúdos preparatórios para o Enem, que hoje é o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior do país”, disse o estudante.

O diretor da Escola Estadual Major Guapindaia em Porto Velho, Célio Leandro, disse que este 2° simulado é de grande importância para os alunos que estão se preparando para as avaliações do Enem, pois segundo o diretor as questões são atuais, servindo de grande treinamento para que os estudantes possam chegar ao Enem mais confiante e preparado. “Temos 290 alunos do 3° ano que estão participando deste treinamento, além do simulado eles também tem o Kit Enem, disponibilizado pelo governo do Estado, para o aluno reforça em casa tudo que aprende em sala de aula”, pontuou o diretor.

“Este simulado além de ser um grande treinamento dos nossos alunos para a avaliação do Saeb tem ajudado muito a reforça o que os alunos aprendem em sala de aula com nossos professores”, disse Joelma Oliveira que atua na direção da Escola Castelo Branco em Porto Velho. Segundo a diretora os resultados dos simulados tem sido positivos, pois os alunos estão melhorando o nível de português e matemática, o que de acordo com a diretora é de grande importância para garantir um bom desempenho no Saeb e no Enem.

De acordo com a direção de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atividades semelhantes a esta serão realizadas até do dia 19 de outubro, pois as avaliações do Saeb serão entre 21 de outubro e de 1º de novembro, e no dia 03 de novembro será a primeira avaliação do Enem.

Leia mais:

Alunos da rede pública de ensino participam do 2º Simulado Estadual nesta terça-feira

Joer 2019 é aberto com arquibancadas lotadas no Ginásio Gerivaldão, em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Cléber Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo