20/07/2024

EDUCAÇÃO MUNICÍPIOS

Secretária adjunta de Educação visita unidades escolares nos municípios

28 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professora Chaguinha, visitou unidades estaduais de ensino nos municípios de Jaru, Ouro Preto e Urupá. Para a professora, a escola é a vida da Seduc e os servidores são peças fundamentais na humanização do serviço oferecido à sociedade.

Por determinação do governador Daniel Pereira, a secretária conferiu nas unidades escolares estaduais os resultados obtidos na execução de projetos de ensino-aprendizagem e também aqueles direcionados ao servidor, como é o caso do Gênesis, que tem como objetivo o trabalho de cadastramento dos servidores. “O Gênesis tem que ser humanizado, nossos professores precisam ser ouvidos e analisado cada situação conforme as peculiaridades” – disse Chaguinha.

Segundo a secretária, os técnicos da Seduc estão sendo instruídos a visitar as escolas para – não só incluir dados e as demandas dos gestores, mas para ouvir o servidor sobre suas necessidades e não serem tratados como um papel de contrato. “Temos como missão tornar a Seduchumanizada, com uma equipe de recursos humanos que se preocupa com a saúde física e mental dos profissionais da educação. O governador é professor e esteve na escola trabalhando, conhece as necessidades do profissional no ambiente de trabalho” – justificou a postura.

O professor Gilson Marcos, da EEEFM Capitão Silvio de Farias, município de Jaru, apresenta projeto a secretária

A secretária Chaguinha visitou as escolas estaduais Dayse Mara, Plácido de Castro, Capitão Silvio, Nilton Oliveira, Olga Dellaia e a equipe da Coordenadoria Regional de Educação, no município de Jaru. Ficou emocionada com o trabalho de professores que se dedicam a projetos de protagonismo juvenil e com foco no ensino.

Um dos resultados do trabalho educacional das escolas é Vitória Pires, 13 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nilton Oliveira, que emocionou a equipe após cantar seu repertório vencedor da fase regional do Festival Rondoniense de Artes (Fera). Acompanhada pela professora, a aluna está em fase de ensaios e dedicada aos estudos para poder participar do festival estadual.

O professor de matemática, Gilson Marcos, da EEEFM Capitão Silvio de Farias, município de Jaru, é outro profissional que dá vida a escola, ele atraiu os estudantes com as aulas de Trigonometria Aplicada. Os próprios alunos do ensino médio construíram um ciclo trigonométrico para ajudar a dinamizar os estudos.

Em visita as unidades do município de Ouro preto do Oeste a secretária visitou as Escolas Estaduais 28 de Novembro, Monteiro Lobato e Joaquim de Lima Avelino e a equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Chaguinha conheceu os ambientes, deu providência as demandas paradas e ouviu servidores.

A jovem Giullia Karollyne, 14 anos, da escola estadual 28 de Novembro, município de Ouro Preto, deu uma aula ao apresentar seu projeto “Robô ralador de sabão em barra, feito de reaproveitamento”, destaque na Ferocit do ano passado e em outras mostras científicas.
Na escola estadual Monteiro Lobato, município de Ouro Preto, vistoriou as obras de construção de salas de aulas e um refeitório, também coletou informações sobre as necessidades da comunidade escolar em relação a quadro de professores, estrutura física e pedagógica.

Valorização

No final do dia a professora esteve no município de Urupá, onde participou de uma reunião com professores da escola Altamir Billy Soares que reivindicaram atenção para os servidores que passam pelo processo de readequação na escola, também pediram para que seja considerado a participação da comunidade na escolha da futura diretora, pois a atual, professora Pillar Barbosa, breve estará aposentada.

Ainda no município de Urupá, a professora Chaguinha visitou o Ceeja Enaldo Lucas de Oliveira e em reunião com os servidores reforçou a medida do governo Daniel Pereira de respeitar os educadores na hora de promover a readequação funcional. A professora ouviu atentamente professores e técnicos administrativos que estavam preocupados com o processo de aposentadoria e em vencer a burocracia institucional.

O professor Edio do Nascimento ficou esperançoso com visita da secretária a unidade escolar, ele disse que há 5 anos esperava por uma autoridade que dispusesse de tempo para ouvir os reclames dos servidores. Há 35 anos trabalhando no estabelecimento aguarda por providências em documentações, e reclamou também do preço que o ensino-aprendizagem paga por causa da burocracia.

“O professor se dedica, se esforça para tornar o ambiente escolar mais agradável. Ai você pensa: ou me dedico ao processo de ensino aprendizagem ou me dedico a preencher papel” – desabafou o professor. O professor agradeceu a visita da secretaria e o tempo dedicado a ouvir as necessidades do professor, que lhe deu oportunidade para o desabafo.

A professora Chaguinha foi clara ao dizer aos servidores que vai se empenhar para que os projetos oriundos na Seduc tenham mais humanidade para com o profissional da educação e não uma postura meramente burocrática.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima