Governo de Rondônia
30/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Cerca de 14 mil pacientes recebem medicamentos gratuitos em Rondônia

08 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A dona de casa, Cláudia Simone Vieira de Lima, 49 anos, há dois anos descobriu que tem uma doença chamada artrite, e a partir dai começou a tomar medicamentos todos os dias: injeções e comprimidos, o metotrexato e etanercepte. Ela pega mensalmente na Coordenação de Assistência Farmacêutica do Estado, e afirma que não tem dificuldade para adquirir a medicação.

Dona

Cláudia Simone disse que recebe a medicação gratuita sem dificuldades

A Diretoria de Gestão e Assistência Farmacêutica (DGAF/SESAU-RO) é responsável por coordenar todas as ações relativas à Política Nacional de Medicamentos através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promovendo o acesso aos usuários, assim como o uso responsável dos medicamentos. São 300 itens enviados pelo Ministério da Saúde, e o Governo de Rondônia compra com orçamento próprio outros medicamentos.

O secretário estadual de Saúde, Luís Eduardo Maiorquin, explicou que o governo estadual, por iniciativa própria (fora das obrigações da portaria 1.554/2013) incorporou alguns medicamentos e protocolos em seu rol de procedimentos, como: Análogos de Insulina (insulina glargina e insulina lispro), PCDT Osteoporose com risco de fraturas (teriparatida), PCDT DPOC (Tiotrópio), PCDT Transplante Cardíaco e Pulmonar (tacrolímus) e o PCDT Nefrite Lúpica e Síndrome Nefrótica (Micofenolato de sódio e mofetila).

Segundo Àlvaro Lazaretti, esses medicamentos geram um custo anual de aproximadamente R$ 2 milhões. E são atendidos cerca de 14 mil pacientes com cadastro ativo em 175 protocolos clínicos.

Estes medicamentos são subdivididos em três grupos:  1A – Medicamentos adquiridos e distribuídos pelo Ministério da Saúde; 1B – Medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e adquiridos e distribuídos pelos estados; e Grupo 2 – Medicamentos adquiridos e distribuídos pelo estados com recursos próprios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: ìtalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo