SAÚDE

Profissionais da saúde da Regional de Cacoal participam de capacitação sobre pessoas ostomizadas

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Profissionais da saúde participaram da capacitação em Cacoal

Capacitação dos profissionais ocorreu no Hospital Regional de Cacoal

Uma série de palestras foi oferecida aos profissionais da saúde de instituições públicas e privadas da Regional de Saúde de Cacoal, nessa quinta-feira (2). Voltadas para a atenção à saúde de pessoas ostomizadas e ao tratamento de feridas, as palestras foram ministradas no auditório do Hospital Regional, com a participação de mais de 93 profissionais da saúde.

Da equipe do HRC, participaram enfermeiros e técnicos de enfermagem. As palestras contaram ainda com a participação de profissionais da Regional de Saúde, que engloba os municípios de Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe e Primavera de Rondônia.

As palestras foram ministradas por profissionais da Socibra, que viram a necessidade de capacitar profissionais que descentralizam o atendimento e o acompanhamento do paciente ostomizado. A capacitação teve por objetivo atualizar o conhecimento dos profissionais quanto ao manuseio de bolsas e acessórios de colostomia (comunicação do intestino grosso com o exterior) e urostomia (cria um trajeto alternativo para a saída da urina), bem como, na utilização das coberturas e curativos.

O QUE É PESSOA OSTOMIZADA?

É aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior para a saída de fezes ou urina, assim como, auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin