CENSO ESCOLAR

Treinamento online capacita técnicos da Seduc para a 2ª etapa do Censo Escolar de 2023

21 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de orientar os técnicos do Censo Escolar nas Coordenadorias Regionais de Educaçãos (CREs) e na Rede Municipal, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou no dia 8 de fevereiro, um treinamento on-line para a execução das atividades da 2ª etapa do Censo Escolar – Situação do Aluno: Rendimento e Movimento referente ao ano letivo 2023.

Nesta fase do levantamento, os gestores das escolas devem declarar no sistema Educacenso as informações referentes ao rendimento e movimento dos alunos, em acordo ao que fora notificado no final do ano letivo de 2022. A coleta de dados iniciou no dia 1 de fevereiro e segue até o dia 11 de março.

Para a titular da Seduc, Ana Pacini, o treinamento é fundamental para que os técnicos executores estejam seguros na realização dessa etapa. “Na formação, repassamos todas as orientações referentes à inserção dos dados da maneira correta no sistema do Educacenso, isto é, capacitamos de forma prática e efetiva, mostrando como o sistema funciona e como os campos devem ser preenchidos, tirando as dúvidas dos servidores”, explicou.

CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Texto: Maria Helena e Ananda Carvalho
Fotos: Maria Helena