25/04/2024

INFRAESTRUTURA

Termo de Cooperação entre Governo do Estado e prefeitura de Ji-Paraná garante recuperação de ruas e avenidas

04 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O esgotamento sanitário vai beneficiar 80% da população de Ji-Paraná

O Governo de Rondônia assinou Termo de Cooperação com a prefeitura de Ji-Paraná para recuperar as vias danificadas com a implantação da obra de esgotamento sanitário. O documento foi firmado após inspeção técnica da obra, iniciada no 2º Distrito. A parceria visa restaurar as ruas e avenidas que estão sendo abertas para receber a tubulação da rede de esgoto. A obra de esgotamento sanitário deve atender a 80% da população da cidade.

Vistoria técnica foi realizada e o Termo de Cooperação assinado na mesma ocasião

Pelo Termo de Cooperação, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte (DER) abastece a prefeitura de Ji-Paraná com a matéria prima asfáltica.

A contrapartida do município é processar o material usinado e recompor os trechos afetados. A fiscalização dessa parceria é de responsabilidade da supervisão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji).

O secretário Regional de Ji-Paraná, Everton Esteves, acompanhou a vistoria das obras no bairro Boa Esperança e classificou a parceria como fundamental para a população. “A melhor resposta dessa parceria vai refletir lá na frente, pois remete diretamente aos cuidados em saúde pública.”

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A rede coletora de esgoto terá 472 quilômetros, abrangendo ruas e avenidas, atendendo 25.943 ligações domiciliares em todos os bairros da cidade, exceto às expansões imobiliárias recentes. A autorização para o início da obra ocorreu em setembro de 2019, em solenidade oficial em Ji-Paraná, mediante assinatura do governador, Marcos Rocha.

Estão previstas no projeto várias construções para o tratamento do esgoto coletado e a devolução da água ao leito do rio Machado em nível de pureza aceitável pelos organismos ambientais. Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), de bombeamento e rede de coleta de esgoto também estão contempladas nas obras que já foram iniciadas ao custo de R$ 150 milhões.

O recurso, gerenciado pelo Governo de Rondônia, é fruto de conquista junto ao PAC-2. A realização do serviço é de responsabilidade de um consórcio que reuniu duas empresas, uma de São Paulo e outra do Rio Grande do Norte.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes

Água, Convênios, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Trânsito, Transporte