27/04/2024

DEMANDAS

Sociedade civil direciona aplicação de investimentos em 13 áreas para a região de Ji-Paraná

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes da região Central do Estado discutiram demandas para os próximos quatro anos, em audiência em Ji-Paraná

A audiência pública sobre o Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), realizada nessa quinta-feira (25), em Ji-Paraná, serviu para balizar o que a sociedade civil organizada espera na aplicação do recurso público em 13 áreas distintas na região. A organização do evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas nas discussões das políticas públicas, na Escola Estadual Rio Urupá.

“Pontuamos a necessidade de o governo regionalizar a saúde pública e/ou implantar especialidades clínicas em Ji-Paraná, bem como, implantar também uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e neonatal”, elencou o administrador hospitalar, Anco Márcio Alves de Almeida, um dos representantes da área da saúde na audiência.

O presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado de Rondônia (Sated) Firminetto Mendes, foi um dos participantes da temática cultura. Ele disse que o grupo de discussão cobra a criação de legislação própria em Rondônia e sugeriu que a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) esteja mais presente no interior do Estado.

Áreas para o esporte e o lazer devem ser construídas na periferia, pois na região Central esses espaços já estão disponíveis em Ji-Paraná. Essa foi a principal reivindicação dos desportistas nas discussões da audiência pública. “A saúde está ligada diretamente ao esporte”, afirmou o desportista Romão Moreno.

Mobilidade urbana, saneamento ambiental, ampliação de habitação popular e regularização fundiária urbana foram os destaques da diretriz “Desenvolvimento Urbano”, segundo as propostas apresentadas pela vereadora Márcia Regina.

“O evento foi bastante proveitoso devido aos indicadores de cidadanias apresentados pela sociedade”, avaliou o secretário estadual de Planejamento, George Braga, ao final do evento.

Anco Márcio, administrador hospitatalar

Satisfeito com a adesão da sociedade, o secretário regional, Romildo Pereira, considerou a realização do PPA um sucesso. “A participação direta da população opinando, discutindo e colaborando com o direcionamento da aplicação dos recursos públicos é essencial”, resumiu Pereira.

À região de Ji-Paraná foram apresentadas as problemáticas e as prováveis soluções de 13 diretrizes temáticas que são: educação, saúde, segurança, inclusão social, esporte, cultura, gestão ambiental, turismo, indústria e comércio, setor produtivo, infraestrutura e logística, desenvolvimento urbano, ciência, tecnologia e informação.

“Além da região de Ji-Paraná, o governo do Estado já realizou o PPA em Rolim de Moura com de 120 pessoas; em Cacoal, com 150 representantes da sociedade organizada; São Francisco do Guaporé, que mobilizou 100 pessoas; e Vilhena, com cerca de 80 pessoas”, apontou o técnico do governo, Natan de Oliveira, responsável pelas audiências públicas.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo