Governo de Rondônia
25/04/2024

GESTÃO PÚBLICA

Servidores são treinados para reforçar Programa de Qualidade em Rondônia

09 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação segue até sexta-feira

Capacitação segue até sexta-feira

Servidores públicos de diversos órgãos do Estado de Rondônia e estudantes de gestão pública iniciaram nessa segunda-feira (8) treinamento para elaboração da Carta de Serviços, uma das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), que tem como objetivo informar aos cidadãos quais serviços são prestados por um determinado órgão; as maneiras de ter acesso à esses serviços; e os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos.

A capacitação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região, em Porto Velho, em parceira com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), pasta que coordena os trabalhos do Gespública nas instituições públicas. A iniciativa representa a intensificação do Programa de Qualidade em Rondônia e expressa o interesse do governo do Estado em modernizar os serviços públicos prestados à população.

Para ministrar o treinamento, que prossegue até a próxima sexta-feira (12), a equipe coordenadora do evento conta com o apoio do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP) e a voluntária e coordenadora de capacitação do Núcleo, Leidismar Nalasco, que abordou, entre outros assuntos, os requisitos que uma organização precisa ter para alcançar a excelência na prestação dos serviços e parabenizou a iniciativa do governo de Rondônia.

Durante a abertura do evento, o adjunto da Sepog, Pedro Pimentel, ressaltou a importância da Carta de Serviços para melhor orientar o cidadão. E lembrou o significado de ser servidor público. “Como o próprio nome diz, estamos aqui para servir, e isso tem que ser feito da melhor forma possível. Precisamos ter esta consciência”, destacou.

A representante do Núcleo Estadual do Gespública em Rondônia, Roseli Buzaglo, lembrou que desde o início da gestão o governador Confúcio Moura tem demonstrado preocupação com a melhoria dos serviços públicos e que o Núcleo tem trabalhado para alcançar resultados satisfatórios. “Não é fácil promover a mudança, mas cada um precisa se envolver para fazer a diferença na organização. O Núcleo está à disposição para visitas técnicas e orientar cada órgão na implantação de ferramentas de qualidade”, ressaltou.

Palestrante

Palestrante Leidismar Nalasco parabenizou a iniciativa do governo

A gerente de Qualidade do Detran-RO, Carolina Motta, explicou que o interesse em melhorar  os serviços prestados e modernizar a gestão do órgão foi o que motivou  a realização do treinamento. “Esta capacitação é justamente para nos orientar, e esperamos que todos possam adquirir conhecimento deste modelo e apliquem no âmbito das competências de cada organização”, disse.

Para o diretor-geral adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel Rebelo, é fundamental aperfeiçoar a prestação dos serviços. “É uma vontade expressa do governador que a relação com o cidadão seja positiva. Dessa forma, espero que todos possam disseminar os ensinamentos repassados, pois precisamos usar as ferramentas de qualidade disponíveis ao nosso favor”, complementou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo