Governo de Rondônia
28/04/2024

AUTOCUIDADO FEMININO

Servidoras participam de palestra com tema voltado à atuação da mulher na vida pessoal e profissional 

09 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com o tema, “Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional e a Cobrança sobre as Mulheres em seus Diversos Papéis”, a palestra foi para servidoras do Governo 

Como forma de refletir sobre a atuação da mulher em seus diversos contextos, a fim de que ela possa entender a importância do autocuidado, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Escola de Governo, realizou palestra com o tema, “Equilíbrio entre a Vida Pessoal e a Profissional e a Cobrança sobre as Mulheres em seus Diversos Papéis”, na quinta-feira (7). O evento aconteceu  no auditório da Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira (PRM). 

Voltada exclusivamente às servidoras do Estado, a palestra foi ministrada pela psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Thais Francine, onde foram abordados os conceitos da educação feminina ao longo do tempo; reflexos do machismo na saúde mental; sobrecarga adquirida como forma de responsabilidade; desigualdade de gênero; sobrecarga psíquica, suas causas e consequências físicas e mentais. 

O clima foi de diálogo e troca de experiências

Em clima de diálogo e troca de experiências, a psicóloga compartilhou com as participantes um pouco da sua vida pessoal. “Assim como a maioria das mulheres, eu também acabo acumulando funções, sou mãe de quatro filhos, sendo um deles autista. Foi através do diálogo com meu esposo que consegui dividir o fardo com ele. Hoje, nós temos uma distribuição de tarefas dentro de casa”, destacou. 

A psicóloga finalizou a palestra falando sobre a importância da empatia entre as mulheres. “A sororidade envolve o reconhecimento de que a opressão de gênero é uma questão estrutural e sistemática. Que as mulheres podem se fortalecer ao se unirem e se apoiarem umas as outras, para desafiar e superar essas estruturas de poder desiguais. Isso inclui apoiar outras mulheres em suas lutas por igualdade, ouvir e validar experiências. Trabalhar juntas para criar mudanças positivas na sociedade”, salientou. 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Giuliana Miranda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo