28/04/2024

CAPACITAÇÃO

Sepog realiza treinamento com servidores estaduais e municipais sobre execução de convênio

15 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação aconteceu no Laboratório de Informática da Escola do Legislativo, em Porto Velho

Com o intuito de multiplicar o conhecimento quanto ao manuseio correto da plataforma Transferegov, A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio da rede de parcerias entre Rondônia e coordenadoria da rede Transferegov, dando seguimento ao planejamento de cursos, promoveu de 12 a 14 deste mês uma capacitação do Módulo A: Sistema de Convênios na Plataforma Transferegov.

O tema apresentado no evento foi “Como Captar Recursos de Emendas Parlamentares, de Propostas Voluntárias e de Propostas de Proponentes Específicos do Orçamento Geral da União”. A capacitação aconteceu no Laboratório de Informática da Escola do Legislativo, em Porto Velho.

O treinamento teve como público alvo servidores/técnicos das prefeituras de Candeias do Jamari, da Prefeitura de Porto Velho, da Prefeitura de Rio Crespo, técnicos da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp; da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec; do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor – Procon; da Casa Civil; Polícia Militar; Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia – Caerd; e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog.

Um ambiente virtual foi utilizada durante o treinamento

Foram explanadas as principais alterações na nova Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 33 de 30 de agosto de 2023 – normas de convênios e contratos de repasses em substituição à Portaria Interministerial 424/2016 e uma Introdução na Elaboração de Projetos Sociais e ainda As funcionalidades e Acessibilidade à nova Plataforma Transferegov.

O cadastramento de proposta e a execução de convênios na Plataforma Transferegov, em uma abordagem mais lúdica e dinâmica também foram abordados utilizando um ambiente virtual para treinamento.

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, é importante o comprometimento da Sepog e da gestão governamental em possibilitar aos técnicos esse conhecimento sobre o sistema de execução de convênios. “É um esforço conjunto que visa contribuir para que os municípios possam  gerenciar da melhor maneira possível as transferências de recursos recebidas por meio de convênios da União e assim possamos alcançar a efetividade da entrega do valor público aos cidadãos” disse.

De acordo com o servidor da gerência de convênio e captação de recursos da Sepog, Raimundo Bentes, é  importante o as ações do Governo do Estado visando transmitir conhecimento. “Nossos objetivos estão sendo alcançados e a contribuição da equipe da Rede de Parcerias Elo Rondônia é primordial para os servidores que atuam nos setores de convênios do estado e dos municípios”, declarou.

Texto: Giuliana Miranda e Raimundo Nonato
Fotos: Giuliana Miranda

Capacitação, Convênios, Cursos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade