29/03/2024

Sepog realiza Semana da Saúde para atender servidores do Palácio Rio Madeira

27 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Palácio Rio Madeira

Servidores lotados no Palácio Rio Madeira, sede do Poder Executivo de Rondônia, serão contemplados com uma programação de quatro dias voltada para atividades relacionadas à saúde.

O evento, realizado todos os anos pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), inicia no dia 5 de maio, no próprio palácio, e prossegue até o dia 8. A expectativa da equipe organizadora é envolver uma média de 900 servidores na ação.

“A preocupação com a saúde do servidor é um dos pilares para garantir a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, a melhoria dos serviços públicos prestados”, explicou a gerente de Procedimento e Métodos, Klycia Lis.

Ela disse que estimular e orientar os servidores sobre os cuidados com a saúde e prevenção de doenças ou de situações que coloquem em risco suas vidas estão entre os objetivos da quarta edição do evento.

Para realizar a ação, diversas parcerias foram firmadas entre órgãos do estado e município de Porto Velho, com intuito de oferecer uma programação diversificada.

Além de receberem informações sobre cuidados com a saúde, por meio de palestras, os participantes poderão contribuir com campanhas que salvam vidas. Um exemplo é a parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron) que vai oportunizar aos servidores a doação de sangue. Também poderão realizar cadastro e doação de medula óssea, após palestra de conscientização ministrada pelo coordenador do Amigos do Transplante de Medula óssea (ATMO), Lindemberg Oliveira.

ATIVIDADES

O evento será aberto com a palestra sobre Doação de Órgãos, proferida pela coordenadora estadual de transplante, Edcleia Gonçalves. Em seguida, os servidores serão orientados pelo representante da Diretoria Executiva de Operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sáimon Rio Nildo, sobre os riscos de dirigir alcoolizado abordando informações da Lei Seca.  Para fechar o primeiro dia de atividades, a professora de educação física, Marly Ferreira, irá conduzir exercícios da ginástica laboral e abordar os benefícios da pratica contínua da atividade no ambiente de trabalho.

Avaliação nutricional feita pelos estudantes e profissionais da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e orientação sobre primeiros socorros também farão parte da programação do evento. Para o dia 8, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) irá possibilitar a aplicação de vacinas como, por exemplo, contra o vírus influenza A H1N1.

Texto: Jane Carla
Fotos: Daiane Mendonça