Governo de Rondônia
27/04/2024

MEDIAÇÃO

Sepog promove capacitação em conciliação pacífica de conflitos

19 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O treinamento foi  destinado aos servidores da Ouvidoria, gestores e servidores de órgãos estaduais

Com o intuito de desenvolver habilidades, conhecimentos e compreensão necessária para facilitar a resolução de conflitos a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio da Escola de Governo, em parceria com a Ouvidoria Geral e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec,  realizou entres os dias 12 a 14 de setembro; uma capacitação em resolução Pacífica de Conflitos. O curso aconteceu no Palácio Rio Madeira – PRM, no Edifício Rio Jamari em Porto Velho. 

O treinamento foi  destinada aos servidores da Ouvidoria, gestores e servidores de órgãos do Governo do Estado. O curso contou com a participação dos palestrantes: psicóloga Oficial de Saúde da Polícia Militar Magda Marcielle, defensora pública, Denise Luci, delegado Hélio Gomes e o coronel da Polícia Militar, Paulo Henrique. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o curso de mediação é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades de comunicação, resolução de conflitos e construção de consenso. “Um bom momento para aprofundar os conhecimentos em mediação, que é uma habilidade essencial para ser utilizada em diversas áreas”, disse.

Esta é mais uma das inúmeras capacitações que a unidade tem realizado com parceiros institucionais

CONCILIAÇÃO PACÍFICA

De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, esse aprendizado contribuiu para uma abordagem assertiva no que se refere à conciliação pacífica de conflitos.  “É essencial para a pessoa na posição de conciliador,  a utilização de técnicas de comunicação eficaz, incluindo escuta ativa, empatia e expressão clara de ideias, para facilitar a comunicação entre as partes em conflito”, explicou. 

A Interlocutora da Ouvidoria da Sepog, Márcia Carvalho destacou que, a utilização de técnicas de arbitragem na conciliação de conflitos trará um resultado positivo. “No curso, aprendemos a identificar vários pontos chaves. Objetivo é que possamos acessar com eficácia as partes envolvidas e detectar os problemas,  e solucionar da melhor maneira”, declarou. 

Para  o diretor de Desenvolvimento da Pessoa da  Escola de Governo, Ramiro Vieira,  esta é mais uma das inúmeras capacitações que a unidade tem realizado com parceiros institucionais ou com a ministração de instrutores voluntários.  “Todos os cursos, palestras, oficinas e capacitações visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e consequentemente, a melhoria na prestação do serviço público”, salientou.

NOVO PORTAL

Nos próximos dias, a Escola de Governo passará a contar com Novo Portal, que servirá para a divulgação de todos as atividades e cursos, assim como, o canal de acesso à Plataforma de EAD, que também conta com cursos permanentes para os servidores.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Giuliana Miranda
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo