19/04/2024

“Sempre sonhei em conhecer os Estados Unidos”, conta aluno selecionado para intercâmbio

26 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Leonardo foi selecionado para intercâmbio

Pesquisar é se aventurar na busca pelo novo. Assim é para Leonardo Silva Brito, de 14 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici. O adolescente cursa o 1º ano do Ensino Médio e foi selecionado para participar do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt após ter dedicado alguns dias a pesquisar para escrever sobre a expedição científica da qual participaram o ex-presidente americano e o militar brasileiro.

O projeto é realizado pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e selecionou oito redações sobre a expedição que mapeou o rio Roosevelt, antes ‘Rio da Dúvida’. Os alunos autores dos textos vão participar de um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

Esta não foi a primeira redação de Leonardo selecionada em um concurso. No ano passado, o adolescente obteve o primeiro lugar na fase regional de um concurso dos Correios sobre o tema ‘água’.  Na etapa nacional, o aluno ficou em sétimo lugar.

Leonardo conta que utilizou enciclopédias na pesquisa que fez para escrever sobre a Expedição Rondon-Roosevelt. “Gostei muito de conhecer mais o nosso Estado, de saber que Rondônia tem importância para outros povos”, ressalta.

“Gostei muito de conhecer mais o nosso Estado, de saber que Rondônia tem importância para outros povos” – Leonardo Silva Brito, 14 anos

Nascido em Presidente Médici, o adolescente conta que sonha em conhecer os Estados Unidos onde pretende se graduar em astrofísica. “Gosto muito de astronomia”, diz, entusiasmado, Leonardo.

Família de Leonardo aposta no sucesso do garoto

Para isso, o garoto se prepara há um ano estudando o idioma inglês e agora lê sobre a cultura norte-americana. “Precisamos saber como nos comportar. Afinal, o que é comum para nós aqui no Brasil pode ser estranho para eles nos Estados Unidos”, pondera o aluno.

Expedição

O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.

Texto: Marcela Ximenes - Assessoria Seduc
Fotos: Escola Carlos Drummond de Andrade