FORMAÇÃO

Seminário Tecnologias na Educação discute a instituição da educação 4.0 em Rondônia

15 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A educação 4.0 é uma proposta de ensino que busca inovar a atuação dos professores em sala de aula

Na sexta-feira (15), aconteceu o XII Seminário Tecnologias na Educação com o tema “Os desafios de formar jovens para um mundo conectado” que objetiva oportunizar trocas de experiência entre professores e coordenadores dos municípios de Rolim de Moura e Alta Floresta d’Oeste. O encontro visa buscar novos modelos de aprendizagem para atender os estudantes no mundo tecnológico,  foi promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em atendimento ao Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE.

Durante o encontro foi discutido sobre os esforços para instituir a educação 4.0 em Rondônia, da qual se trata de uma proposta de ensino, que busca inovar a atuação dos professores em sala de aula com transmissão de conhecimento, por meio da tecnologia, modificando a experiência de aprendizagem por parte dos alunos.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini destacou que, o tema é uma prioridade da gestão e revelou que os laboratórios de informática passaram por um upgrade com equipamentos de qualidade. “A ideia é que os laboratórios consigam dar suporte técnico para que as escolas desenvolvam suas atividades de forma satisfatória”, salientou.

A responsável pela Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Rolim de Moura, Rita Degan disse que, a gestão tem um olhar diferenciado, especialmente à educação e ressaltou os esforços  para equipar os espaços de informática. “Hoje, todos os nossos laboratórios de informática estão revitalizados, é um avanço para nós da educação e motivo de satisfação”, destacou.

O seminário aconteceu em Rolim de Moura e foi transmitido pelo canal do NTE da CRE no Youtube. Para o Governador, a tecnologia vem transformando o mundo e as escolas devem estar atentas e abertas a inserirem novas ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem. “Esse tipo de evento contribui para que os professores busquem novos modelos de ensino e consigam atuar com excelência nas formações dos nossos jovens estudantes”, pontuou.

DOZE ANOS DE SEMINÁRIOS

Os seminários criados pela NTI de Rolim Moura, durante esses 12 anos, abordaram variados temas. De 2012 a 2013, o tema foi “Minha escola usa o Laboratório de Informática de Educação”, que promoveu o uso pedagógico da tecnologia na educação básica. De 2014 a 2016, foi a vez da  “Minha escola educa com projetos e utiliza tecnologias”, que incentivou estratégias de ensino para construção de um espaço colaborativo de conhecimento.

De 2017 a 2019, “Tecnologias da Educação” foi abordado e teve o objetivo de valorizar projetos exitosos com uso da tecnologia no ambiente escolar. Já em 2020 a 2021, referenciou a questão dos “Webinários”, devido ao isolamento social, era necessário redefinir o papel da escola e professor no acesso à informação.

E, por fim, em 2021 a 2023, contou com discussão de temas que propuseram uma reflexão do papel da educação em um mundo de constante mudança, sendo eles “Convergência Digital” devido às aulas remotas e ensino híbrido em tempos de isolamento social; “Conectividade”, aprendendo aprender na era digital; e, neste ano, “Os desafios de formar jovens em um mundo conectado”.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Cléber Souza

Capacitação, Cerimônia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Tecnologia