28/04/2024

AVALIAÇÃO

Seminário faz diagnóstico da educação estadual na Região de Porto Velho

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Educação (CRE/Seduc), em Porto Velho, realiza nesta terça e quarta-feiras (3 e 4) o 1º Seminário Regional de Educação das Escolas Estaduais da Capital, com o tema Compartilhando Saberes e Experiências.

Secretária Fátima Gavioli

Secretária Fátima Gavioli destaca importância do evento por fazer uma avaliação sobre a educação estadual na Capital

No primeiro dia, o seminário está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Guapindaia, durante todo o dia; e nesta quarta-feira será no Instituto Federal de Rondônia, na avenida Jorge Teixeira, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h.

O 1º Seminário Regional de Educação das Escolas Estaduais de Porto Velho tem o apoio do Ifro, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Após a solenidade de abertura, a professora Walterlina Barbosa Brasil, da Unir, realizou palestra sobre a prática curricular, tendo em vista a construção de uma escola pública de qualidade.

Mais de 350 profissionais da educação, entre eles gestores, supervisores, orientadores e professores, estão participando do seminário. Eles estão avaliando o quadro educacional da rede estadual e propondo ideias e políticas públicas que visam melhorar o panorama da educação de Porto Velho.

Ainda durante a abertura, a coordenadora regional de Educação, Irany de Oliveira, destacou a importância do seminário, afirmando que espera que seja o primeiro de vários e que sejam retiradas boas práticas e experiências nestes dois dias.

Segundo a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, a realização do seminário que envolve as escolas estaduais de Porto Velho, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari, é importante porque faz uma avaliação dentro de uma região com suas peculiaridades. “Ao refletirmos sobre uma região específica, fica mais fácil perceber quais são as dificuldades e as alternativas”, pontou a secretária ao destacar o fato de o evento propor um diagnóstico da educação da Capital e do seu entorno.

Para a tarde desta terça-feira, está programada apresentação cultural da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, duas palestras. A primeira com a professora Luanna Freitas Johnson, da Unir/Guajará-Mirim, sobre educação inclusiva. Logo após, palestra sobre violência escolar, com Helder Risler de Oliveira, da Casa Civil. O encerramento do primeiro dia se dará com mesa redonda que vai discutir os temas das palestras anteriores.
Nesta quarta-feira haverá nove minicursos, com destaque para os de gestão democrática, planejamento estratégico e avaliação escolar.

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela