Semana Nacional de Políticas sobre drogas em Rondônia

09 de junho de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

politicas sobre drogasSegundo registros no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CONEN, nos últimos três anos houve um aumento considerável no número de crianças e adolescentes, envolvidos com drogas licitas e ilícitas no Estado.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Samuel Pessoa, “Só na capital o CAPS/AD atende em média 120 dependentes entre 12 e 15 anos além dos dependentes em idade adulta”. Pessoa afirma ainda que em breve esse atendimento será desmembrado para oferecer mais qualidade e um tratamento específico.

Para combater esses números, o Governo de Rondônia, por meio do CONEN em parceria com a Prefeitura de Porto Velho por meio do COMAD, realiza a XII Semana Nacional de Políticas sobre Drogas que traz o tema “Viver sem drogas é tudo de bom”.

O evento teve início no dia 19 de junho com apresentações de danças, bandas regionais e performances teatrais além de exposições de artesanato entre outras, na Praça da Estrada e Ferro Madeira Mamoré e vai até o dia 22 de junho com atividades educativas oferecidas a sociedade em geral na área de prevenção, orientação e combate às drogas licitas e ilícitas em pontos estratégicos da capital.

“O Governador Confúcio Moura tem sensibilidade para entender a necessidade de investir nesse tipo de ação”, declarou o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Neirival Pedraça que lembrou ainda que o Governo tem a meta de iniciar em breve os estudos para instalação de casas de apoio em Rondônia.

O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer explicou que já acompanha as edições desse evento há alguns anos, “É muito satisfatório poder participar diretamente dessas atividades que são de grande eficácia, pois envolvem toda comunidade” afirmou Francisco Leilson “Chicão”, que colocou a SECEL a disposição para contribuir no que for possível.

Parceiros como a Fundação Iaripuna, Agevisa, Proerd, Denarc, Polícia Militar, Policia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Tribunal de Justiça e OAB também estão no apoio para a realização do evento.

Texto: Emilli Sousa