Governo de Rondônia
26/12/2024

ARQUEOLOGIA

Segunda etapa de escavação em sítio arqueológico pode trazer novas informações sobre antigas sociedades de Rondônia

18 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Foram encontradas mais de dez urnas na primeira etapa

Um estudo realizado no sítio arqueológico que fica na margem esquerda do rio Madeira, na comunidade de Itacoã, em Porto Velho, pode trazer novas informações sobre a arqueologia de Rondônia. Nessa quarta-feira (19), às 8h, alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir),  que compõe o Departamento de Arqueologia (Darq), e equipe da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), sairão rumo à comunidade para segunda etapa das escavações.

O sítio foi descoberto por moradores da comunidade em 2015. Através do Darq teve sua primeira escavação. Nela foram encontradas mais de dez urnas com ossos humanos. Também foram encontrados ossos diretamente no solo.

Nessa segunda etapa, a equipe coordenada por Juliana Santi pretende delimitar o sítio arqueológico e realizar uma nova escavação em área que não tenha sofrido erosão pela força do rio. “Quando escavamos um local com erosão, a gente não tem certeza das origens dos objetos encontrados. Nessa etapa, as novas escavações vão condizer com o que temos apurado” diz Juliana.

A coordenadora diz que, dentro das limitações de um sítio arqueológico e as leis que protegem o patrimônio arqueológico (legislação federal e estadual), se alguém destruir os bens protegidos serão penalizados.

Em parceria com o Exército Brasileiro e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) a equipe conta com suporte para cerca de 10 dias de escavação nesse sítio. As peças ainda não foram datadas. Com esta etapa é esperado mais informações, segundo a coordenadora Juliana.

Leia mais:

 Urnas funerárias são encontradas em sítio arqueológico na região de Porto Velho

 Sítio arqueológico é identificado em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Departamento de Arqueologia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo