DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Seduc realiza abertura da 1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena

19 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Mostra Estudantil  de Arte e Cultura Indígena faz parte das do Festival Estudantil Rondoniense de Artes

A solenidade de abertura da 1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena 2023 – Maloca aconteceu na terça-feira (18). A Mostra faz parte das ações desenvolvidas no Festival Estudantil Rondoniense de Artes – Fera. Estão participando estudantes de 22 etnias, de 23 escolas indígenas do Estado. Ao todo foram disponibilizadas 80 vagas para alunos/artistas, 20 para professores e 13 às Coordenadorias de Educação Indígena. A abertura aconteceu na sede do Memorial Rondon, na estrada do Santo Antônio, em Porto Velho.

As ações são executadas pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, sendo desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini destacou em seu discurso de abertura, que, dentre os objetivos da Mostra, está o incentivo à arte e à cultura dos povos indígenas de Rondônia na Rede Pública de Ensino. “É um sonho meu sendo realizado, mas esse sonho só pode acontecer porque a Seduc tem uma equipe de servidores que não mede esforços em fazer acontecer. Em 29 anos de carreira tive oportunidade  de conhecer a Educação Indígena. Esta 1ª Mostra visa fortalecer, valorizar e respeitar o trabalho, a cultura e os valores dos indígenas. Nesta quarta-feira é Dia dos Povos Indígenas, e a abertura é apenas para que possamos lembrar da grandiosidade da luta desses povos. hoje é um momento para comemorações”, evidenciou.

Ana Lúcia enfatizou ainda que, o estado de Rondônia recebe centenas de turistas e que o interesse na maioria das vezes é voltado a conhecer a cultura indígena. “Eles querem conhecer as comunidades, e precisa partir de nós essa valorização e não somente das pessoas que vêm de fora. E investir na educação dos povos indígenas para que a Seduc leve estrutura, aprendizagem, esporte e cultura para dentro das aldeias é um passo importante para essa valorização”, ressaltou.

PRESERVAÇÃO À CULTURA

Professor indígena Iran Kav Gavião, da Escola Indígena Zavidiaj, de Ji-Paraná

Professoras indígenas e coordenadoras de Educação Indígena destacaram a importância do incentivo à preservação da cultura dos povos, entre elas, a professora Jéssica Oliveira Karitiana, assessora da coordenadoria de povos indígenas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

Jéssica Karitiana, que é graduada em Arqueologia pela Universidade Federal de Rondônia – Unir, destacou a riqueza na diversidade cultural de cada etnia. “Cada comunidade tem a sua especificidade. A Educação Indígena é diferenciada, e é preciso trazer esse debate à comunidade não indígena. Temos muitos artistas e muito a mostrar. São pinturas corporais, trançados, artefatos, as línguas maternas, danças e músicas”, enfatizou.

Outra fala de destaque, bastante aplaudida foi a do professor indígena Iran Kav Gavião, da Escola Indígena Estadual de Educação Fundamental Zavidiaj, localizada no município de Ji-Paraná. “Estou feliz em participar desta Mostra e trazer ao público um pouco da nossa dança e dos nossos costumes. Nós existimos e eventos como esses precisam acontecer mais vezes. A sociedade precisa conhecer a nossa história e a nossa cultura. Um dos nossos desafios é fortalecer entre os mais jovens que convivem com os não indígenas e aos poucos vão esquecendo a própria cultura, seu modo de viver”, disse.

Atividades da Maloca continuam acontecendo na manhã desta quarta-feira

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, a Educação Indígena é uma prioridade. “É o primeiro de muitos eventos que a Seduc vai promover. Entendo que essas atividades proporcionem a troca de saberes entre pesquisadores, educadores, estudantes e arte indígena, propiciando intercâmbio das diferentes produções artísticas entre as escolas indígenas, em Rondônia”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

As atividades da Maloca continuam acontecendo na manhã desta quarta-feira no Museu Palácio da Memória Rondoniense e na Casa da Cultura Ivan Marrocos. No período da tarde a programação segue no Teatro Guaporé e encerram na manhã de quinta-feira (20), no mesmo local.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Leandro Morais

Cerimônia, Cidadania, Cultura, Direitos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo