Governo de Rondônia
27/04/2024

BNCC

Secretaria de Educação fecha uma das etapas das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular em Rondônia

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe pedagógica da Seduc

A equipe pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia reuniu professores e técnicos para dar continuidade aos estudos sobre as diretrizes traçadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais aos educandos a serem desenvolvidas ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, discutida em todo o Brasil.

Nesta semana, a equipe PróBNCC  do Ensino Médio da Seduc realizou um encontro entre professores que trabalham com as quatro áreas de conhecimento do Ensino Médio de Rondônia: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Esta foi a quarta reunião do grupo que fecha um ciclo de debates e esclarecimentos, sendo a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas o último tema da etapa. A equipe discorreu sobre as habilidades e competências possíveis de serem desenvolvidas, buscando atingir interdisciplinaridade e a integração com Itinerários Formativos, parte flexível do currículo que permitirá aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse.

CRONOGRAMA

O encontro finaliza o estudo integral da Base

De acordo com Gilceli Correia de Oliveira, coordenadora da BNCC na etapa Ensino Médio, esse encontro finaliza o estudo integral da Base de maneira objetiva e, segundo a coordenadora, o cronograma de estudos, discussões e aprofundamentos dos documentos norteadores para a elaboração de Novo Currículo continua, e dentre as ações planejadas para os próximos meses destacam-se: Oficina sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Elaboração de Itinerários Formativos Propedêuticos Experimentais e a Consulta Pública para alunos, professores e sociedade cível em geral.

Para o professor de matemática da Escola Estadual Carmela Dutra, em Porto Velho, Ericson Silva de Oliveira, que compõe umas das equipes, as mudanças a serem promovidas pelo novo currículo são de suma importância para os professores e educandos, pois muda toda a forma de lecionar, “vamos preparar o aluno tanto para vida quanto para o mercado de trabalho, tornando o conteúdo mais atrativo, interessante e significante para o estudante” afirmou o professor.

A professora e coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Edilene Teixeira, informou que o Governo está trabalhando em todo estado de Rondônia com uma ampla equipe de professores qualificados para a reelaboração do currículo que atende o ensino médio. “Nós temos um referencial curricular em vigor que passará por adequações e alterações para que seja homologado um novo currículo para o Ensino Médio” disse Edilene Teixeira.

Leia mais sobre a educação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima e Cleber Souza
Fotos: Chapinha Paes e Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo