Governo de Rondônia
19/04/2024

DIA DE LER. TODO DIA!

Secretaria da Educação de Rondônia incentiva mobilização pela leitura

05 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Educação39

As inscrições são gratuitas e podem participar do Projeto Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio

Mobilizar pessoas para a leitura foi uma iniciativa que nasceu em Barueri (SP), em 9 de abril de 2015. Seis meses depois, a mobilização aconteceu em todo o País, com 427 cidades participantes e mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas com a leitura, assim surgiu a Mobilização Nacional denominada “Dia de Ler. Todo Dia! ”.

A mobilização da Campanha Mundial “#diadelertododia” está agendada neste ano para o próximo dia 20, e todos podem participar, basta ler, nem que seja um parágrafo de um livro, uma poesia, uma revista, livro, jornal ou gibi. O que conta é a atitude de ler. Ler na biblioteca, no ponto de ônibus, na praça, no consultório, na sala de aula, enfim, vale ler em qualquer lugar da cidade.

Esse Projeto continua em desenvolvimento, e pretende colocar a leitura na pauta das preocupações das famílias, professores e governos em toda a nação. A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) apoia a campanha e promove o Projeto de Incentivo à leitura, um desdobramento da mobilização nacional com o intuito de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, afim de melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural dos estudantes.

As Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE’s) receberam orientações e continuarão incentivando as escolas de suas jurisdições a desenvolverem projetos de leitura, cuja divulgação das boas práticas e as premiações dos melhores projetos serão divulgadas no mês de novembro de 2016, conforme programação encaminhada às coordenadorias. As inscrições são gratuitas e podem participar do Projeto Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com os critérios estabelecidos, que estejam desenvolvendo projetos de incentivo à leitura no período de fevereiro de 2016 a dezembro de 2016.

Serão quatro fases de seleção. A 1ª – Análise do projeto; 2ª fase – Avaliação das atividades desenvolvidas in loco; a 3ª Classificação final; e a 4ª fase Premiação – que será no dia 9 de novembro, em Porto Velho, em local a ser definido.

Participarão do evento de premiação, o diretor e o professor da escola classificada em primeiro lugar; e um representante da CRE. As escolas vencedoras receberão certificado de participação e o troféu Projeto “Dia de Ler. Todo Dia! ”.

COMO PARTICIPAR

Basta postar mensagens, fotos e vídeos nas redes sociais relacionadas à leitura, utilizando a

hashtag #diadelertododia. Vale mostrar o livro que está lendo, dar dicas de leitura, locais

para ler e o que mais a criatividade permitir. Outra forma de se envolver é promovendo uma

atividade com leitura, individual ou em grupo dentre outras técnicas de promoção criativa da

leitura.

Para participar é necessário o preenchimento do formulário.

http://www.diadelertododia.com/. E, em seguida a postar nas mídias sociais dicas de leitura,

trecho de livros e outros.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Claudilene Regis
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo