Governo de Rondônia
24/12/2024

A Sejucel

Governo do Estado de Rondônia

A secretaria Estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL foi criada pela Lei Complementar n º 224, de 4 de janeiro de 2000. Em 10 de outubro de 2013, conforme a Lei Complementar de criação 733, a Secel passou do nível de secretaria para o nível de superintendência, adotando a denominação de Superintendência Estadual  dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel, vinculada a Secretaria de Estado de Educação – Seduc, que lhe sucede em todos os direitos, obrigações, competências, atribuições, inclusive, absorvendo os recursos humanos, patrimônio e acervos, segundo consta no Diário Oficial da mesma data.

A Secel é responsável por promover, estimular, difundir e orientaras atividades culturais e esportivas em todas as suas formas e manifestações bem como preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado.

O postulado primordial que fundamenta a existência e atuação da SECEL é o bem-estar social da comunidade rondoniense, por meio de atuação cultural e esportiva que leve em consideração a peculiar formação histórica de Rondônia, consolidada através do processo de ocupação demográfica, á base de constantes migrações, gerando uma população heterogênea quanto à procedência de hábitos, tradições e costumes.

A SECEL atua nos projetos culturais e esportivos de forma direta e indireta. Entende-se por forma direta, as ações realizadas pela equipe da própria superintendência, fazendo o uso de orçamento próprio. E como forma indireta, as parcerias firmadas com os municípios, entidades sem fins lucrativos e com fins lucrativos e com fins culturais e esportivos, ligados respectivamente aos Ministérios da Cultura e dos Esportes. Estas parcerias são realizadas por meio de celebração de convênios ou disponibilidade ao solicitante de determinada prestação de serviço, como por exemplo, fornecimento de estrutura de sonorização.


Compartilhe


Pular para o conteúdo