Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Saeb terá novidades nas avaliações em 2019 para o ensino fundamental

03 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, afirmou nesta quinta-feira (2) que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 terá duas novidades: testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para uma amostra de estudantes do 9º ano e avaliação da alfabetização de alunos do 2º ano. Ambas serão para o ensino fundamental.

Ministro Abraham Weimburd (E)  anunciou as alterações nas avaliações para o Saeb/2019

De acordo com o secretário a mostra  do 9º ano trata-se dos primeiros resultados de desempenho nessa área do conhecimento, e já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. A do 2º ano é um estudo-piloto para testar a aplicação de questionários eletrônicos para professores de creches e pré-escolas e foram anunciadas pelo ministro da Educação, Abraham Weinburd.

Serão aplicado, segundo o secretário Suamy,  testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio (tradicional e integrado), bem como para uma amostra de alunos do 2º ano no Ensino Fundamental.

Participam todas as escolas públicas, urbanas e rurais, que cumprirem o critério do Saeb de ter dez ou mais estudantes matriculados na série avaliada. É, portanto, uma aplicação censitária para a rede pública. Uma amostra de estudantes de escolas privadas – dos mesmos anos e séries – também fará a avaliação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma parceria com estados e municípios, e a aplicado nas escolas públicas e a amostra de escolas privadas das 27 unidades da Federação será entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2019. Os resultados serão divulgados até dezembro de 2020 e vão compor o Ideb.

As provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas para o 9º ano do Ensino Fundamental, assim como as de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 2º ano da mesma etapa, terão a BNCC como referência.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, seguirão as matrizes vigentes. A continuidade serve para poder comparar as edições e manter a série histórica de resultados do Saeb e do Ideb.

“Estamos trabalhando para que Rondônia possa ter excelente desempenho nos resultados do Saeb e do Ideb e, para tanto, a determinação do governador Marcos Rocha é de promover ações, programas e projetos educacionais que esteja em consonância com a proposta de governo para a educação”, disse o secretário da Seduc.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Daiane Mendonça e Divulgação/MEC
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo