02/05/2024

ESPORTE

Rondônia sedia pela primeira etapa regional do Campeonato de Bocha Adaptada a partir desta terça-feira

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Porto Velho receberá 38 atletas de bocha adaptada, entre esta terça e sexta-feira (22 a 25) durante o Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica. Esta é a primeira vez que o estado sedia a etapa regional da competição, que vale vaga para o Campeonato Brasileiro. Além de Rondônia, participarão os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

A solenidade de abertura dos jogos acontecerá às 20h30 desta terça-feira, no Rondon Palace Hotel. Todas as competições ocorrerão das 9h às 18h, no Complexo Esportivo da Faculdade Fimca.

O campeonato é organizado pela Federação Rondoniense Paradesportiva de Esporte do Estado de Rondônia (Frope) em parceria com a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que forneceu hospedagem e alimentação para as delegações.

A presidente da Frope, Edislaine da Silva, disse que sediar a etapa Regional vai fomentar o esporte paralímpico no estado. “Nesta fase temos 12 atletas, de vários municípios. Alguns são de nível nacional”, citou, ressaltando a importância da cooperação do estado. “A parceria é fundamental porque sem ela a Federação não consegue fazer nada”, argumentou.

O superintendente Rodnei Paes afirmou que o Governo do Estado se preocupa com o esporte paraolímpico, que tem crescido muito em Rondônia. “É por causa dos bons resultados dos nossos atletas que estamos recebendo esta competição”, justificou.

A bocha adaptada tem quatro classes funcionais e é exclusiva para pessoas com dificuldade motora. Os jogos terão entrada gratuita.

Texto: Amabile Casarin

Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Sociedade