Governo de Rondônia
28/01/2023

ESTUDANTES

Rondônia lidera ranking de evolução de rematrículas da ferramenta Busca Ativa Escolar

18 de janeiro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Em Rondônia, 75% dos municípios atingiram a meta de rematrículas

Dos 5.719 estudantes que em 2021 estavam fora da escola, 3.186 foram rematriculados e estão sendo acompanhados pelos orientadores educacionais e programas sociais ofertados pelos municípios. O status nacional de evolução de rematrículas da ferramenta Busca Ativa Escolar – BAE aponta o estado de  Rondônia em 1° lugar no ranking, com 75% dos municípios, atingindo a meta. Atualmente, 39 municípios atingiram 100% das metas de rematrículas.

A Secretaria Estadual de Educação aderiu à ferramenta Busca Ativa Escolar, como proposta de enfrentamento da evasão e abandono escolar durante a pandemia. De acordo com o governador Marcos Rocha, essa é um importante  instrumento tecnológico que tem por finalidade identificar os estudantes que, por algum motivo abandonaram a escola. “O objetivo é realizar um acompanhamento detalhado para o retorno destes à escola”, afirmou.

No início do ano de 2021, todos os 52 municípios rondonienses elaboraram seus decretos municipais instituindo a metodologia Busca Ativa Escolar e criaram um comitê gestor com a participação de membros da Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Assistência Social para planejamento das ações, através de um Plano de Ação Municipal do Busca Ativa Escolar. 

A Plataforma do BAE indica que 26% destes estudantes abandonaram a escola por motivo de mudança de domicílio; viagens ou deslocamentos frequentes dos pais. Durante os encontros promovidos pela Seduc nos municípios, estes indicadores são confirmados pelos gestores das escolas estaduais e municipais, 18,21% dos estudantes que retornaram à escola indicaram desinteresse pelos estudos. O coordenador Estadual de Busca Ativa Escolar, Kary Falcão, explica que, “com as capacitações e visitas feitas nos municípios às equipes gestoras do Estado e municípios, o quantitativo de rematrículas de estudantes que estavam fora da escola mensalmente foi crescendo e contribuíram para esse resultado”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe