Governo de Rondônia
05/05/2024

COMUNICAÇÃO

Reinserção social de apenados é discutida em entrevista

20 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de justiça durante entrevista na TV Allamanda

Secretário de justiça durante entrevista na TV Allamanda

Há três meses empossado como titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Coronel Marcos Rocha concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira (19), ao programa Allamanda em Revista, exibido através da TV Allamanda, Sistema Brasileiro de Televisão – SBT. Durante cerca de 15 minutos discorreu sobre as ações da pasta e os avanços obtidos no setor, além de perspectivas e desafios para melhorias do sistema carcerário rondoniense.

Durante o bate papo ele falou acerca das determinações do Governador Confúcio Moura, das ideias que pretende implementar. Para ele, a função primeira da Sejus é a reinserção social e a ressocialização dos apenados. A idéia é trazer experiências de outros lugares, como a experiência mineira das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), já criada em Porto Velho e aprimorar as já existentes em Rondônia, como a realizada pela Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda).

Sobre a superlotação carcerária, foi explicado que este é um gargalo para o país, pois houve poucos investimentos no passado. De acordo com o secretário, é imprescindível que se invista em políticas públicas e ações de ressocialização. Um dos diferenciais desta nova forma de lidar com os reeducandos do sistema rondoniense é o uso de tornozeleiras eletrônicas. “Esta é uma medida que ajuda a desafogar as unidades prisionais”, explica.

Para vencer o déficit de vagas disse que esta sendo construída uma nova unidade prisional com capacidade para 470 vagas e já em fase de licitação outra unidade com 603 vagas, ambas localizadas em Porto Velho. ” Queremos unidades prisionais que possam ter espaços que dêem condições para a realização de atividades que envolvam os apenados”, destaca.

Outro projeto que mereceu relevância durante a entrevista foi a Fazenda Futuro. O projeto busca através de parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Emater e Santo Antônio Energia, promover a ressocialização de apenados através de ações de campo. Em uma área de 50 mil hectares, localizada atrás do complexo penitenciário, em Porto Velho, a fazenda já possui uma plantação de abacaxi, banana, maracujá, cupuaçu, laranja, tangerina, limão, hortaliças e macaxeira, além de projeto em fase de conclusão para instalação de cinco tanques para a criação de peixes.

Novos parceiros e projetos de reinserção social que tragam mais capacitação, frentes de trabalho e educação prisional estão sendo implantados e outros ampliados e aprimorados para buscar melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos reeducandos e que atendem também as pactuações da Câmara Interamericana de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Celene Gomes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo