Governo de Rondônia
14/07/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Quadrilha Matutos do Guaporé: Tradição e Cultura nas Festividades Juninas

20 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Neste ano, a quadrilha traz como tema “Expresso do São João”, explorando as raízes e a cultura popular

Criada em 2003 no bairro Conjunto Guaporé, zona sul de Porto Velho (RO), a agremiação acumula títulos com seus personagens. Com 21 anos de história, a quadrilha Matutos do Guaporé tem ensaios realizados de segunda a sexta, na escola Orlando Freire às 22h, com apresentação marcada para o dia 25 de junho, às 23h. Neste ano, a quadrilha traz como tema “Expresso do São João”, explorando as raízes e a cultura popular das festividades juninas.

O tradicional arraial, realizado pelo governo de Rondônia, está em sua 40ª edição e ocorre de 21 a 30 de junho, no Parque dos Tanques, na capital. O evento promete ser um grande sucesso, reunindo diversas atrações culturais e artísticas. Com uma programação repleta de apresentações, comidas típicas e muita animação, o arraial de 2024 promete ser um marco na celebração das festividades juninas em Rondônia.

Ensaios são realizados de segunda a sexta-feira, na Escola Orlando Freire às 22h

A presidente da quadrilha, Lenilce Pinto sucedendo outra família após o falecimento do antigo presidente. Ela compartilha sua história na quadrilha. “Faço parte desde 2015, quando comecei como espectadora. Em 2019, a presidência passou para minha família. Minha trajetória na quadrilha já soma três anos, inicialmente como admiradora, assistindo meus filhos dançarem na plateia, e hoje com muito orgulho como presidente da Matutos do Guaporé”, relatou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá promove a cultura e tradições. “São 40 edições em que o estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes,  o trabalho das quadrilhas, é fundamental para manter vivas as tradições juninas. “A participação de todos é essencial para o sucesso desse evento, que celebra a nossa cultura e reúne a comunidade”, destacou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Paulo Amorim
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
40ª Arraial Flor do Maracujá, Cerimônia, Cultura, Economia, Edital, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Lazer, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo