26/04/2024

Parcerias mantêm estoque do banco de sangue de Rolim de Moura, em situação regular

09 d setembro d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação

De janeiro a agosto deste ano já foram coletadas em Rolim de Moura 1.898 bolsas de sangue, sendo grande parte encaminhada para Cacoal e Porto Velho, onde a demanda é maior

O Hemocentro Regional de Rolim de Moura integra a estrutura da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron e é responsável pela coleta e armazenamento também, nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Seringueiras, região da Zona da Mata, que possuem Agências Transfusionais – A.T. Estas são as unidades que mensalmente recebem insumos como sangue, plasma, plaquetas e sangue fenotipado, além dos hospitais particulares conveniados. De janeiro a agosto deste ano foram coletadas somente em Rolim de Moura, 1.898 bolsas de sangue, sendo grande parte encaminhada para Cacoal e Porto Velho, onde possuem hospitais de grande porte e uma demanda cada vez maior.

As parcerias garantem uma coleta de sangue regular na região da zona da mata

De acordo com o diretor administrativo do Hemocentro de Rolim de Moura, Carlos Augusto dos Santos; “graças as coletas externas feitas pelo Hemocentro e o trabalho de conscientização junto aos doadores, em parceria com as prefeituras, instituições religiosas, financeiras, faculdades dos municípios da região da Zona da Mata, que são grandes parceiros nas campanhas de coleta, o estoque do banco de sangue está regular para atender a demanda da região”, salienta o diretor.

Os trabalhos desenvolvidos por todas as unidades da hemorrede estadual da Fhemeron tem por objetivo; a manutenção dos estoques de sangue da rede. “Nossa produção oscila, tivemos mês com baixa coleta (70 bolsas) e mês com excepcional, onde realizamos coleta externa; em outros municípios com mais de (300 bolsas). Geralmente temos boas coletas quando ocorre algum sinistro, como por exemplo, acidente grave de pessoas conhecidas da população ou que comovem, daí a procura para doar é maior. O ideal é que ocorresse ao menos entre 10 a 15 doadores diários, assim manteríamos um estoque regular, para nossa unidade”, explica o diretor.

Em Rolim de Moura, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h na sede localizada na Rua Tocantins, 3932 – Bairro Planalto. Telefone: (69) 3442-1328. Na hora do ato de solidariedade, o doador deve apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS).

O Hemocentro de Rolim de Moura é responsável pela coleta e armazenamento nos municípios de Alta Floresta d’Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Seringueiras

• Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
  • Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
  • Ter peso acima de 50 kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
  • Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
  • Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses), e
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS

• Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
  • Estar grávida ou amamentando;
  • Estar em tratamento médico;
  • Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
  • Ter tatuagem feita há menos de um ano;
  • Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses, e
  • Ter adquirido malária nos últimos 12 meses.

DEMAIS UNIDADES DA FHEMERON

• Fhemeron de Porto Velho – Avenida Jorge Teixeira, n° 3766, Bairro Industrial, contato: (69) 3216-2234;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Avenida Malaquita, s/n°, Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional, contato: (69) 3441-0823;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, n° 3613 – Centro, contato: (69) 3535-2659;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, n° 1440 – Centro, contato: (69) 3421-1615;
  • Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Avenida XV de Novembro, n° 1299 – Centro, contato: (69) 3541-6073; e
  • Hemocentro Regional de Vilhena – Avenida Jô Sato, n° 405 – Bairro Nova Vilhena, contato: (69) 3322-2400.
  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO