Governo de Rondônia
27/04/2024

SOCIOEDUCAÇÃO

Projeto proporciona atividades musicais em unidade socioeducativa de Porto Velho

06 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para a socioeducação, foram retomadas as aulas do Projeto “Canto Novo Coração”, na Unidade Sentenciada Masculina de Porto Velho. O Projeto ensina conceitos e saberes sobre técnicas de canto aos socioeducandos, mostrado que a música é um caminho possível.

As aulas foram retomadas na terça-feira (5), e acontecem todas as semanas com novas melodias e exercícios vocais. O repertório escolhido conta com a participação dos adolescentes, que sugerem o que gostariam de aprender a cantar.

Segundo o diretor-geral da Unidade Sentenciada Masculina, Wellington Teles Ribeiro, a implantação do Projeto foi um momento desafiador, pois acreditavam que os socioeducandos não se interessariam por tal atividade. “Mesmo com receio, a seleção dos participantes foi realizada e para surpresa, os socioeducandos têm demostrado interesse e comprometimento com as atividades”, ressaltou.

O acesso à educação musical faz parte dos eixos educacionais e profissionalizantes, estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Para o idealizador e ministrante das atividades do referido Projeto, o agente de segurança socioeducativo, Ismael da Silva Pereira; o canto melhora o pensamento e clareza mental, estimulando o cérebro. Cantar reduz o estresse, a ansiedade e fortalece o sistema imunológico.

De acordo com o presidente da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Antônio Silva, o Projeto contribui para as funções motoras e psicológicas dos internos. A música é uma ferramenta que pode trazer ao adolescente: paz interior; proporcionar conhecimento cultural, educação, e ao mesmo tempo a socialização.

A Unidade Socioeducativa Sentenciada oferece um atendimento alinhado ao Sistema de Garantias de Direitos, e tem o intuito de auxiliar adolescentes e jovens atendidos pelas medidas socioeducativas, com atividades curriculares e extracurriculares, que promovam a sua ressocialização, proporcionado ao público atendido, novas perspectivas em suas trajetórias de vida.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Liduína Girão e Cíntia Xavier
Fotos: Liduína Girão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Cultura, Cursos, Direitos, Educação, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho


Compartilhe


Pular para o conteúdo