Governo de Rondônia
18/04/2024

EDUCAÇÃO

Projeto Estudante Auditor é implantado na rede estadual de ensino

01 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária adjunta, professora Conceição Alves, explica a importância do projeto

Buscar a conscientização dos estudantes e zelar pelo patrimônio público foram pontos fundamentais apontados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para firmar parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE), para a implantação do Projeto Estudante Auditor em algumas escolas da rede estadual de ensino público. O lançamento do Projeto foi assinado na última quarta-feira (27), no auditório Rosilda Schockness, no Edifício Pacaás, Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O Termo de Adesão ao Projeto assinado tem validade de dois anos e servirá para orientações, monitoramento e acompanhamento de profissionais da escola, que colaborarão quanto ao envio das informações, via aplicativo, para que, assim, as necessidades sejam supridas nas escolas e a transparência quanto aos gastos públicos promova a eficiência na aplicação dos recursos repassados pela Seduc.  O projeto tem como foco a conscientização da utilização dos recursos públicos repassados e transparência na aplicação dos mesmos nas escolas da rede estadual. De início, o projeto será aplicado inicialmente no Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

Para a secretária adjunta da Seduc, professora Conceição Alves, é preciso fortalecer dentro das escolas um controle em que todos, começando pelos alunos, tenham compromisso de zelar pelo patrimônio público. “Esse controle não só do gestor, dos membros do conselho ou dos funcionários, mas principalmente compromisso e da comunidade escolar: alunos e pais”, detalhou a adjunta.

O controlador geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes, o Projeto Estudante Auditor engrandecerá a Seduc e o Governo de Rondônia. Ele disse que a CGE tem buscado parcerias e a Seduc tem sido um pólo importante.

Francisco Fernandes detalhou algumas funções da CGE, como fiscalizar a aplicação de recursos públicos, cuidar da prestação de contas, mas que também tem o pólo de buscar a cidadania e a transparência, e a cima de tudo, o fomento à participação social.

O gestor entende que o controle efetivo passa também por uma melhor conscientização e o sentimento de pertencimento. “A sociedade tem evoluído muito na participação social e esse é o controle mais efetivo, é o controle mais barato e responsável”, afirmou.

Leia mais:

Secretaria de Educação destaca a importância do livro didático como ferramenta para a formação educacional


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dani Constantino
Fotos: Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo