DIA DE LER - TODO DIA

Projeto escolar estimula criatividade e alunos reescrevem clássicos da literatura infantil adaptados à pandemia de covid-19

30 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Na história da aluna Kemylly Pereira Eller, foram os três porquinhos que descobriram a vacina contra a covid-19

Previsto no calendário anual de atividades da rede estadual de educação, o projeto “Dia de Ler – Todo Dia”, realizado pelo Governo de Rondônia, tem como objetivo principal incentivar a leitura e estimular a imaginação dos alunos da Educação Básica. Em Cacoal, a criatividade não faltou aos alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond Andrade, em Cacoal. Eles recontaram clássicos da literatura infantil, em tempos de pandemia.

Além de reescrever histórias, como Chapeuzinho Vermelho, os alunos tiveram que produzir o livro, reutilizando materiais recicláveis como papelão. “Foi um trabalho sensacional, que despertou mesmo a criatividade dos nossos alunos! Por exemplo, no livro Chapeuzinho Vermelho em Tempos de Pandemia, o aluno traz a mãe da Chapeuzinho solicitando à filha que leve alguns medicamentos até a casa da Vovózinha, mas tomando muito cuidado, porque a vovó está com sintomas de covid-19. No final dessa historinha, era o Lobo Mau quem estava com covid, transmitindo para todo mundo”, diverte-se a diretora da escola, Kátia Maldaner.

O projeto da Escola Carlos Drummond de Andrade foi desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Roseli Conceição. Ela lançou o desafio aos alunos das duas turmas do 6º ano e ficou surpresa com o empenho, a dedicação e o capricho dos alunos na produção das suas histórias e dos livros.

Além de reescrever clássicos da literatura, os alunos precisaram confeccionar os livros com materiais reutilizados

“Esse projeto é uma proposta do Governo Estadual que vem sendo desenvolvido em etapas, desde o início do ano, quando os alunos receberam os livrinhos de história. Eles leram todos os livros, realizamos debates durante as aulas e, por fim, eu passei a eles a missão de escolher um dos clássicos da literatura infantil, recontando a história no período de pandemia. Foi um sucesso”, conta a professora.

Para ela, a dedicação dos alunos, e também dos familiares, foi notória. “Até então, esses alunos não tinham tido contato com a escola, pois iniciaram neste ano conosco, no Ensino Fundamental. Eu me emocionei bastante! Eles não me conheciam presencialmente, apenas pelas aulas on-line. Foi um desafio muito grande e eles abraçaram a ideia e hoje estamos aqui apresentando o resultado de tanta dedicação. Estou super orgulhosa”, ressalta a professora Roseli.

Esta quinta-feira (30) era o prazo final para alunos de todas as escolas estaduais de Rondônia apresentarem o resultado dos trabalhos desenvolvidos dentro do Projeto Dia de Ler, Todo Dia. Foi por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal da escola no YouTube, que os alunos e equipe do Carlos Drummond de Andrade apresentaram os livros, as histórias produzidas e deram detalhes do projeto desenvolvido ao longo do ano. Caberá à uma comissão da Secretaria de Estado da Educação a difícil missão de avaliar todos os trabalhos inscritos. Os melhores projetos, na fase estadual, serão premiados em evento online no dia 25 de novembro. A premiação contempla os professores idealizadores dos projetos e às escolas que desenvolveram as atividades e boas práticas de incentivo à leitura.

A aluna Kemylly Pereira Eller, de 11 anos, está confiante e acredita que o trabalho desenvolvido por ela e seus colegas de classe tem grandes chances. “Ficar em casa durante a pandemia era muito ruim, mas foi muito legal fazer o livro. Na minha história, os três porquinhos moravam na cidade grande e depois se mudaram para a floresta para fugir da covid. Os porquinhos que criaram a vacina e deram para o lobo mau que estava contaminado”, conta a aluna que voltou às aulas presenciais e ficou encantada com a escola. “Agora que eu voltei pra escola, estou muito mais feliz! Eu amei essa escola e estou adorando estudar aqui. É muito melhor do que eu imaginava”, garante.

Estudantes mostram a produção de livros produzidos durante do projeto Dia de Ler – Todo Dia

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin