10/05/2024

PROJETO ESCOLAR

Projeto de Grêmio Estudantil na Rede Pública Estadual de Ensino ganha destaque em Ariquemes

27 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Grêmio é um canal de comunicação entre estudantes e educadores a fim de desenvolver o espírito de cidadania e responsabilidade para beneficiar a comunidade

Fortalecer o protagonismo estudantil dentro das escolas é uma das estratégias da Secretaria de Estado da Educação em Rondônia – Seduc. À vista disso, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Ariquemes, tem dado destaque ao projeto de Grêmio Estudantil na Rede Pública Estadual de Ensino. Neste mês de julho, aconteceu o Encontro dos Grêmios Estudantis de Ariquemes, com o objetivo de compartilhar experiências e fomentar a implementação nas escolas que ainda não possuem. A partir do evento realizado, outras dez escolas irão constituir esse órgão representativo dos estudantes.

O Grêmio Estudantil é um canal de comunicação entre os estudantes e educadores, a fim de desenvolver o espírito de cidadania e responsabilidade para beneficiar a comunidade. A titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, relatou que, “com o projeto, os estudantes ganham voz para levar sugestões e críticas importantes para os problemas que permeiam o ambiente escolar”.

Atualmente três escolas são destaque no projeto, sendo elas, Cora Coralina, Frei Henrique de Coimbra e Ricardo Cantanhede, e fazem a diferença ajudando a gestão escolar em várias decisões. Uma experiência que tem sido muito bem avaliada, é a atuação do Grêmio Estudantil da Escola Ricardo Cantanhede, com o chamamento das avaliações externas como Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia – Saeb, Sistema de Avaliação de Educação Básica – Saero, Exame Nacional de Ensino Médio – Enem, além de confecção de cartazes, divulgação em sala com algumas demandas que são necessárias ao bom andamento do trabalho.

Os gremistas explanaram sobre a importância da entidade, funções dos participantes, processo de eleição e ações

Durante o Encontro, os gremistas puderam explanar sobre a importância da entidade, funções dos participantes, processo de eleição e ações, finalizando com o auxílio na elaboração do Plano de Ação das demais escolas. Para a coordenadora Regional de Educação de Ariquemes, Nilta Braga Nunes, o Grêmio Estudantil é uma representação política dos estudantes com o intuito de democratizar a escola, é o espaço de fala do estudante com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. “O projeto desenvolve o espírito de liderança nos estudantes, contribuindo para a vida social, cultural e política, bem como tem uma força muito grande junto à administração escolar”, relatou.

APOIO DIDÁTICO

Além disso, neste ano de 2023, está sendo realizado o cadastro de escolas e gestores na nova plataforma do Programa Nacional do Livro e do Material DidáticoPNLD digital, por intermédio da CRE Ariquemes. Assim também, a escolha do PNLD 2024 objeto 1, que atenderá o ensino fundamental séries finais, com livros de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, língua inglesa até o ano de 2027. O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas à distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país.

O Programa de Fortalecimento da Aprendizagem é voltado para obras didáticas complementares de Língua Portuguesa e Matemática, denominada Coleção Diálogos que conta com o projeto Mais Rondônia, uma plataforma de apoio para resolução de exercícios e simulados. Todas as ações desse programa visam a melhoria na qualidade de ensino e nos índices de avaliações externas como o Saeb e Saero.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

O Governo do Estado vem investindo também no setor da Educação Integral com o propósito de melhorar a qualidade de ensino. Em Ariquemes, a Escola Estadual em Tempo Integral Heitor Villa Lobos, que atende 587 alunos no Ensino Médio, destaca-se e foi avaliada entre as dez melhores escolas do Estado, com base em resultados das avaliações externas. Desde 2017 vem atuando na Educação Integral, com foco na formação integral do educando para construção do seu projeto de vida, o qual integra três eixos: formação acadêmica de excelência; formação para vida; e formação para o desenvolvimento das competências do século XXI. O propósito é tornar os alunos capazes de agir e tomar decisões, desempenhando o papel de jovem protagonista em ações voltadas para o projeto.

Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Regiane Vilalon