Governo de Rondônia
29/03/2024

Inovação

Projeto de combate à dengue de professora de Cacoal conquista segundo lugar no Prêmio Boas Ideias

02 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A professora de biologia Viviane Briekowiec, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, de Cacoal, conquistou o segundo lugar do Prêmio Boas Ideias, entregue na quarta-feira (30) pelo governador Confúcio Moura, em cerimonia realizada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Inscrito como ‘Resultado para a Sociedade’, o projeto ‘Cacoal contra a dengue’, idealizado pela professora Viviane, foi o segundo mais votado pelo público. De acordo com Viviane, a ideia de fazer o projeto surgiu quando ela soube que a planta crotalária poderia reduzir o número de mosquitos Aedes aegypti, causador da dengue. “Estudei, pesquisei e desenvolvi o projeto”, conta a professora.

Secretário Emerson Castro e a professora Viviane

Secretário Emerson Castro e a professora Viviane

A professora aplica o projeto para seus alunos do Ensino Médio da Escola Cora Coralina, mas toda a escola é envolvida. “Na semana do meio ambiente o trabalho é intensificado e distribuímos sementes da crotalária na escola e para a população da cidade”.

O projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal com a distribuição de sementes por agentes de saúde da família.

De acordo com Viviane, ainda não há um resultado da eficácia do projeto. “A Secretaria de Saúde fará um levantamento para verificar se as casas onde há a planta houve a não ocorrência da doença”, afirma.

Para a professora, a conquista do prêmio não é apenas dela, é de todos: da escola, da cidade e dos alunos. “Todo mundo tem ideias, basta acreditar e colocar em prática”, sugere.

O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, parabenizou a professora. “Ideias que beneficiem o coletivo são o que a sociedade precisa”, destacou.

Como prêmio pela boa ideia, a professora Viviane recebeu R$ 6 mil.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Fabricius Bariani
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo