Governo de Rondônia
25/12/2024

ARTESANATO

Projeto de apoio aos artesãos de Rondônia para 2016 é definido

21 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

image2

Reunião foi realizada na quarta-feira

Com o objetivo de definir ações e o projeto de apoio ao trabalho dos artesãos para o ano de 2016, o Governo de Rondônia Estado realizou na quarta-feira (19) reunião com alguns representantes do artesanato rondoniense.

Na ocasião, a coordenadora do setor de Artesanatos da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Wéllida Sodré, destacou a importância do fortalecimento na região.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado que as ações da superintendência têm alcançado junto ao segmento. Rondônia está sendo projetada de uma forma positiva lá fora e um grande exemplo disso foi o trabalho realizado na Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Pernambuco, neste ano”, disse Wélida, acrescentando que o estande do estado foi um dos mais visitados, e todas as peças foram vendidas com sucesso.

Para o titular da Sejucel, Rodnei Paes, a proposta é continuar com o programa de incentivo aos artesãos. “O artesão é um importante agente de produção nas áreas cultural e econômica, que contribui para a nossa identidade regional. A superintendência está trabalhando no planejamento de diversas ferramentas para o próximo ano que vão auxiliar no desenvolvimento do trabalho e na capacitação, promovendo o artesanato e valorizando o artesão local”, informou

Rodnei Paes destacou, ainda, a importância da emissão da carteira nacional do artesão, reforçada pela visita no início do mês, pela coordenadora nacional do Programa do Artesão Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery. “A carteira reflete o respeito e o reconhecimento dos nossos profissionais, além de trazer possiblidades de participar de grandes eventos nacionais, oficinas e incentivo ao artesão. É sua identidade formal”, ressaltou o superintendente.

O cadastramento para a emissão da carteira é feito através de um registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Após a realização de uma prova técnica e entrega de documentação exigida, o registro é confirmado e a carteira é emitida gratuitamente pela Coordenação Estadual de Artesanato.

Para outras informações, os interessados devem procurar a Coordenação do Artesanato na Sejucel; ou entrar em contato pelo telefone (69) 3216 5131.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pamella Rosa
Fotos: Sejucel
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo