20/04/2024

PPA 2024-2027

Programação de Audiências Públicas para elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 encerra semana em Ariquemes

25 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O assessor da Sepog, José Abrantes ressaltou a presença da população nos debates à elaboração de ações de planejamento com qualidade

As propostas de melhorias para a região do Vale do Jamari foram debatidas durante Audiência Pública, promovida pelo Governo do Estado, para elaboração do Plano Plurianual, referente ao período 2024-2027. Realizada em Ariquemes, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos, o evento encerrou a programação desta semana da equipe do Estado, que passou também por Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Jaru, colhendo proposituras que poderão fazer parte do Plano de Governo para os próximos quatro anos.

Ao abrir os debates, o assessor da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, José Abrantes de Aquino ressaltou que, a presença da população nos debates possibilita a elaboração de instrumentos de planejamento com melhor qualidade, procurando atender, da melhor forma possível, às demandas de todas as áreas. “A Audiência Pública para coleta de informações é um dos momentos mais importantes para praticarmos a cidadania. É neste momento que o cidadão comum consegue participar efetivamente da elaboração do planejamento e dos instrumentos que vão alocar recursos, buscando atender suas necessidades e anseios”, destacou.

O evento contou com a presença de um público formado por estudantes, autoridades estaduais, municipais, lideranças políticas que atuam na região, além dos representantes da sociedade civil organizada.

O diretor executivo da Casa Civil, Paulo Barros; a secretária regional da Casa Civil da Região de Ariquemes, Benedita Aparecida, o vice-diretor da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, Sérgio Battisti; a secretária de Assistência Social do município de Cujubim, Terezinha Bezerra, e o representante da Associação de Produtores Rurais de Nova Esperança e da APAE de Buritis, David Bento de Oliveira, também fizeram parte da cerimônia de abertura.

A participação da sociedade nas ações de governo tem sido enfatizada pelo governador Marcos Rocha.  “As audiências públicas nos fornecem uma visão das demandas da sociedade. É com base nelas que vamos priorizar ações e programas que vão compor o PPA, por isso temos sido incisivos quanto à presença das diversas representações da sociedade civil nesses debates”, pontuou.

Durante a audiência foram apresentadas propostas nas áreas de Saúde, Segurança Pública, Educação, Assistência Social, Agricultura, Cultura e Lazer, Desenvolvimento Ambiental, Turismo, Tecnologia e Inovação, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e Infraestrutura e Logística.

Na segunda-feira (27), a Audiência Pública será realizada em Guajará-Mirim, e na quinta-feira (30), em Porto Velho

Contribuindo na temática de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, a filha de produtor rural, Giulyana do Prado disse que não tinha conhecimento de como funcionava a construção de um Plano de Governo e que ao participar dos debates, expondo os problemas enfrentados na rotina da agricultura familiar, se sentiu ouvida e motivada a acompanhar as ações do Governo na região.   “Achei muito importante o Governo do Estado dar visibilidade e realmente envolver a população na construção desse planejamento. Eu nem imaginava que nós, cidadão comuns, podíamos contribuir diretamente na formação desta peça. Vou passar a participar mais. Parabenizo a todos os envolvidos”, enfatizou.

Na segunda-feira (27), a Audiência Pública será realizada em Guajará-Mirim, e na próxima quinta-feira (30), em Porto Velho, encerrando assim, os debates presenciais com a sociedade.

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Economia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade