PROALFA RONDÔNIA

Programa de Alfabetização de Rondônia terá foco em materiais didáticos regionalizados

06 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Reuniões aconteceram em fevereiro e a próxima está prevista para segunda-feira (18). O Programa inclui a formação para professores, gestores e coordenadores

Promulgado pelo Governo de Rondônia, em janeiro deste ano, o Programa de Alfabetização do estado de Rondônia (Proalfa) está na fase de reprodução de materiais. O foco é a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. Nas séries do 3º ao 5º ano será trabalhada a recomposição da aprendizagem.

O Proalfa foi discutido durante a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Porto Velho e contou com a presença dos representantes das secretarias municipais de Educação dos 52 municípios.

Segundo informações do coordenador de Articulação com os Municípios, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Augusto de Souza Leite, o processo para a reprodução dos materiais do primeiro ano já foi iniciado. “O livro didático será para complementar e já estamos trabalhando para criar materiais regionalizados para o público-alvo. Teremos materiais específicos para ajudar os alunos no processo de aprendizagem”,  afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Proalfa tem a finalidade de assegurar que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. “O Programa garante ainda que, ao final de quatro anos, sejam investidos mais de 114 milhões de reais na alfabetização do Estado”, pontuou.

Segundo a titular da Seduc, Ana Lucia Pacini, está programada também a formação para os professores, gestores e coordenadores pedagógicos. “São mais 2.400 professores. Tivemos duas reuniões no mês de fevereiro com os secretários municipais, onde apresentamos toda as diretrizes do Proalfa Rondônia, e já temos outra programada para o próximo dia 18. Na ocasião, iremos apresentar o Programa aos coordenadores regionais. Ao todo, serão 240 agentes que vão atuar para implantar e implementar o programa”, explicou.

O Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada é um regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios, com o intuito de unir esforços para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O objetivo é assegurar que as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Sara Garcia