26/04/2024

Professores rondonienses participam do fórum de educação física em Porto Velho

21 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Professores da rede estadual participam do Fórum de Educação Física

Durante dois dias, em Porto Velho, mais de 80 professores de 32 municípios de Rondônia participam do Fórum de Educação Física e Desporto Escolar realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento teve como objetivo discutir os problemas encontrados na prática da docência da educação física escolar e a elaboração de uma pauta de propostas que visa dirimir problemas e tornar a atividade do professor mais profícua.

A secretária de Educação do Estado, Fátima Gavioli, esteve presente na abertura do evento e disse que o programa do governo do estado contempla o incentivo à prática do desporto escolar e, para tanto, o governador Confúcio Moura determinou apoio as ações que foram planejadas e que serão repassadas aos professores participantes do fórum.

De acordo com Ítalo Rodrigo Soares Aguiar, gerente de educação física e desporto e cultura escolar, a Seduc proporcionou formação continuada a mais de 400 professores de educação física.

O professor Joel Silva, da escola estadual José Otino de Freitas, em Porto Velho, pretende apresentar uma proposta no sentido de aumentar o tempo da prática esportiva. “Creio que devemos ter mais tempo para a preparação e treinamento esportivo, que visa competições”, ressaltou.

Na abertura do fórum, Fátima decretou oficialmente abertas as inscrições ao prêmio “Educação  Física Experiências de Sucesso”. Segundo a secretária, o prêmio é uma das ações da Seduc no sentido de incentivar e prestigiar as ações criativas e propositivas de professores em sua atividade escolar.

“Além do prêmio, que é importante, as experiências de sucesso de professores poderão ser compartilhadas, aumentando a qualidade das aulas de educação física”, lembrou Fátima.

Secretária Fátima Gaviolli abriu evento

De acordo com o regulamento, o primeiro colocado receberá uma passagem aérea de ida e volta e demais despesas para participar de um evento nacional de educação física. “Professores de educação física podem realizar suas inscrições pelo site  www.seduc.ro.gov.br/educacaofisica, destacou Gavioli.

Salas temáticas, oficinas e palestras estão na programação do fórum. No primeiro dia, destacou-se a palestra do professor Almir Adolfo Grhum, presidente da federação internacional de educação física (FIEP), que tratou o universo da educação física no Brasil e no mundo.

O Conselho Estadual de Educação Física também participa do fórum. Segundo Agenor Fernandes, é possível que algumas propostas elaboradas durante o fórum sejam encaminhadas ao Conselho para que sejam analisadas e, de acordo com sua fundamentação, transformarem-se em normas estaduais.
Estiveram presentes na abertura: Irany Oliveira, coordenadora regional de educação de Porto Velho; Expedito Santana, coordenador de educação física, desporto e cultura escolar da Seduc; Taís Lourenço, chefe da divisão de educação física da secretaria municipal de educação de Porto Velho; e Francisca Batista, presidente do conselho estadual de educação. O encerramento do fórum acontece nesta quinta-feira, 21.

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela