17/05/2024

GRADE CURRICULAR

Professores do Vale do Jamari participam de seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular

23 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Estadual de Educação (CRE/Seduc), em Ariquemes, reuniu na sexta-feira (20) professores e funcionários de escolas estaduais, municipais e particulares para o Seminário Regional sobre a Base Nacional Comum Curricular, que se traduz em uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil e os Ensinos Fundamental e Médio. A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo estabelecer os conhecimentos e habilidades que representam o direito à aprendizagem de cada brasileiro de acordo com a série em que está estudando.

Professores do Vale do Jamari participaram de reunião em Ariquemes, na sexta-feira

O evento aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), com a presença de professores da região do Vale do Jamari. A coordenadora regional, Nuria Sagué, explicou que a iniciativa é do Ministério da Educação e Cultura (MEC), assumida pela Seduc e secretarias municipais. Neste momento esteve em debate a etapa regional para analisar o material que foi estudado nas escolas. Com a finalidade de verificar quais são as contribuições pertinentes à região do Vale do Jamari e ainda acrescentar algo se necessário, de maneira que não se tenha uma disparidade de conteúdo.

O encontro foi dividido em três momentos. Pela manhã, houve palestra motivacional com a tenente psicóloga da Polícia Militar, Márcia Nascimento, que falou sobre a importância dos educadores em todo este processo de transformação. Os demais momentos foram estudos divididos por área do conhecimento e a plenária final. Ao final, foram eleitos os representantes que participarão da próxima fase estadual a ser realizada em Porto Velho.

“A base nacional comum é pré-requisito ainda para discutir a melhor formação de professores, buscando promover equidade na formação dos alunos, servindo de norte para os professores em sala de aula. O debate acontece em âmbito nacional para dar resposta à sociedade para a construção de uma educação que atenda aos anseios de todo o País”, disse Nuria Sagué.

Texto: Stanismar de Senna Brito
Fotos: Stanismar de Senna Brito