Governo de Rondônia
Monday, 27 de September de 2021

EDUCAÇÃO

Professores da Escola Felipe Camarão participam da escolha do livro didático para 2020

22 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Camarão, em Pimenta Bueno, participaram na semana passada da escolha dos livros didáticos que devem ser adotados em 2020. A coordenadora Regional de Educação de Pimenta Bueno (CRE/PB), professora Eliana Cristina Faria coordenou os trabalhos.

A escolha do livro didático movimentou os professores da Escola Felipe Camarão

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) afirmou que os gestores escolares são os responsáveis pelo registro das obras escolhidas e deve ser feito por meio do sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) pelo diretor do estabelecimento de ensino.

Em posse dessas informações, acredita-se que o PNLD 2020 não será diferente, e sua data limite permeará os meses finais de 2019. Sendo assim, as escolas devem se preparar para decidir as obras que serão adotadas mesmo que a data final ainda não tenha sido divulgada. Essa ação garante tempo hábil para que se conheça as obras a fundo, tornando a escolha mais assertiva e eficiente.

Apesar de parecer algo complicado, o processo de escolha dos livros didáticos pode ser simplificado quando alguns fatores são levados em consideração. Antes de tudo, é preciso realizar um estudo das obras, conhecer cada uma delas e, só assim, partir para uma análise mais aprofundada.

Escolher as obras que mais condizem com a metodologia de ensino da instituição é o primeiro passo. Um bom material didático é aquele que assume o papel de parceiro do professor em sala de aula. O livro didático ideal é estimulante para o aluno e oferece o suporte necessário para o docente.

A análise de outros fatores também é importante. Questões como a qualidade do material digital, atualidades e indicações de conteúdos extras, propostas interdisciplinares, além da própria diagramação dos livros, devem ser levados em consideração.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e distribuir obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas de educação básica do país. De responsabilidade do Ministério da educação (MEC) juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o PNLD 2020 busca selecionar obras a serem adotadas de 2020 a 2023.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Gleice Gomes da Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe