28/04/2024

RENDIMENTO ESCOLAR

Professores, coordenadores e gestores são capacitados para utilização da plataforma “Aprova Brasil”

22 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A coleção Aprova Brasil é composta de livros paradidáticos nas áreas de língua portuguesa e matemática, com acesso à plataforma de estudo

Com foco na capacitação dos profissionais da Educação que vão utilizar os materiais físicos enviados pela plataforma Aprova Brasil, o Governo de Rondônia promoveu uma ação formativa do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A capacitação ocorreu no formato online na quinta-feira (21), com transmissão via YouTube: https://www.youtube.com/live/e4wMct8gtHI?si=vszpZWvygB8iRgs9. A ação teve como público-alvo gerentes e técnicos pedagógicos do Ensino Fundamental das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), coordenadores pedagógicos e professores do 1º ao 5º ano de todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o objetivo é capacitar os profissionais das unidades escolares para a utilização do material paradidático adquirido, e também o uso do ambiente virtual de aprendizagem que será disponibilizado (plataforma educacional), com o intuito de elevar as taxas de rendimento escolar e os indicadores.

APRIMORAMENTO

O objetivo é capacitar para utilização do material paradidático e uso do ambiente virtual de aprendizagem

Na perspectiva do governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ferramenta será uma aliada importante para a eficácia do trabalho pedagógico. “Entendemos que a proposta pedagógica aliada à plataforma Aprova Brasil será de grande auxílio para professores e estudantes, que poderão trabalhar com monitoramentos constantes, realizados periodicamente, a fim de alcançarmos o aprimoramento da Educação do Estado”, salientou.

APROVA BRASIL

De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, a coleção Aprova Brasil adquirida é composta de livros paradidáticos nas áreas de língua portuguesa e matemática, com acesso à plataforma de estudo para professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos).

A coleção dá acesso à plataforma de estudo para professores e estudantes

“A ação, parte do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens da Língua Portuguesa e Matemática, iniciado em 2021, que recebe neste ano de 2024, implementação para os anos iniciais. Estão sendo contempladas mais de 100 escolas dos anos iniciais, com 10.545 estudantes e 640 professores, os quais terão possibilidade de desenvolver ações através do material, com acompanhamento pedagógico abordando o desenvolvimento das habilidades, e recompondo as aprendizagens para obtenção de resultados de excelência”, explicou Ana Pacini.

SOBRE O PROJETO

No projeto estão contemplados material físico e plataforma educacional; aplicação de avaliação diagnóstica; aplicação de simulados bimestrais; assessoramentos pedagógicos; reuniões técnicas e encontros pedagógicos para avaliações dos resultados dos simulados junto às CREs e escolas.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Elaine Santos

Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia