Governo de Rondônia
26/04/2024

ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Processo Pedagógico da Escola Getúlio Vargas fortalece o ensino e a aprendizagem e atrai novos alunos

24 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos têm o momento cívico com a realização da ordem unida que acontece três vezes na semana

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas está de casa nova desde janeiro deste ano. A sede da escola foi transferida para as instalações do Colégio Dom Bosco, que encerrou suas atividades há dois anos. O prédio de uma das escolas mais tradicionais, que foi construído na década de 70, na Rua Prudente de Morais com Raimundo Cantuária, no Bairro Areal, em Porto Velho, passará por uma reforma geral pela primeira vez. Além da mudança de prédio, o ensino na unidade também mudou, e passou desde o ano passado a ser Escola Cívico-Militar.

Segundo a diretora da unidade, Luciana Andreia Holtz, esta modalidade de ensino atraiu mais alunos e melhorou o processo de ensino-aprendizagem. Luciana explicou que, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas, educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. “Os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico”, explicou.

Desde 2020, o Governo do Estado tem implantado Escolas-Cívico-Militares, especialmente, em ambientes de vulnerabilidade social, para ajudar a dar mais dignidade e condições à mudança da visão e de comportamento dos estudantes. “Temos o compromisso de ter escolas com condições de atender cada vez melhor os estudantes, pois acreditamos que a educação é transformadora, é a partir dela que a nossa população tem condições de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um estado mais desenvolvido. Essa união entre cívico e o militar fortalece a disciplina nas escolas”, pontuou o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

De acordo com a diretora, participam da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas. Eles são chamados pelo Ministério da Defesa. “Aqui na escola atuam um sargento pela manhã, e dois sargentos no período da tarde. E há previsão de chamamento através de processo seletivo de mais militares para a nossa escola”, esclareceu.

Luciana destacou que, estão matriculados 725 alunos entre os períodos da manhã e tarde; e educação de jovens e adultos, que ocorre no período noturno. “Temos 12 salas de aula e uma quadra de esportes. É um ambiente mais amplo e estruturado. Os alunos têm o momento cívico com a realização da ordem unida que acontece três vezes na semana. Toda terça, os alunos cantam o Hino Nacional e na quinta cantam o Hino do Estado e do Município. É estimulado esse momento de civismo e os estudantes também têm a oportunidade de conhecer os símbolos nacionais”, salientou.

Mais recentemente, a escola foi contemplada com a entrega de um ônibus e quatro notebooks. “São importantes aquisições que vão ajudar muito no desenvolvimento e agilidade do nosso trabalho”, enfatizou a diretora. Outra novidade foi o lançamento no início do mês de março, de um canal exclusivo da escola na página do YouTube – memórias do gv-ro Vargas. “A finalidade é informar os pais sobre os acontecimentos na escola e apresentar o trabalho dos alunos e suas habilidades desenvolvidas no dia a dia”, destacou.

Com a mudança do prédio do Bairro Areal para o Centro da cidade, a procura por matrículas aumentou significativamente. “Antes atendíamos alunos dos bairros vizinhos como o Mocambo, Santa Bárbara e Triângulo. Com a implementação do ensino cívico-militar, temos alunos matriculados que residem no Residencial Orgulho do Madeira, que fica no Bairro Socialista; ou seja, o fato da localização e de ser militarizada são dois grandes atrativos aos pais”, acredita a diretora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo