Governo de Rondônia
18/04/2024

AÇÕES DA SEMANA

Preparativos para Rondônia Rural Show, ações na saúde e investimento em infraestrutura nos municípios são destaques da semana

20 de maio de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, recebe retoques finais para a Rondônia Rural Show Internacional

Os preparativos para a 9ª edição da Rondônia Rural Show – RRS Internacional, que terá início na próxima segunda-feira (23), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, estão em ajustes finais. Várias secretarias do Governo de Rondônia organizaram seus estandes, onde serão feitas inúmeras ações para os agricultores, produtores e público em geral que estarão visitando a feira.

Com as atenções voltadas à maior feira do agornegócio da região Norte, durante a realização do evento, a sede do Governo de Rondônia foi transferida para o Centro Tecnológico, onde acontece a RRS Internacional, que se transformou numa tradição dentre os grandes eventos do Estado, com reconhecimento internacional, para o orgulho do povo rondoniense.

Matéria na íntegra

DESENVOLVIMENTO

Obra irá garantir mais conforto e trafegabilidade para população do município

Na Avenida Hassib Cury, a movimentação dos maquinários na quinta-feira (19), sinalizou o começo das obras de recapeamento no município de Costa Marques, por meio do projeto “Tchau Poeira” do Governo de Rondônia. A Ordem de Serviço – OS para o início da obra, que irá abranger 3,5 quilômetros de vias do perímetro urbano da cidade e vias do distrito de São Domingos, foi assinada pelo governador Marcos Rocha, para que seja executado o reforço asfáltico.

Inicialmente, a OS era para recapeamento asfáltico de 2,5 quilômetros das vias com investimento de mais de R$ 875 mil, recursos do Executivo Estadual, mas o governador anunciou, durante solenidade ocorrida na prefeitura, o acréscimo.

Matéria na íntegra

SAÚDE

Na última semana, a direção do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP comemorou os três anos de implantação do Ambulatório de Trauma Ortopédico – ATO, em Porto Velho, que foi no dia 13 de maio de 2019. Neste período, o ambulatório já atendeu 16.325 pacientes, que tem como público-alvo os usuários ortopédicos do Sistema Único de Saúde – SUS, que buscam por procedimentos conservadores (que não necessitam de cirurgia) no Pronto-Socorro João Paulo II e os pós-operatórios.

O Brasil possui o maior programa público de transplantes no mundo

Matéria na íntegra

DOAÇÃO

Chamar a atenção para a importância da doação de leite é um dos objetivos da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, promovida pelo Banco de Leite Humano Santa Ágata, em Porto Velho. A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (20), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP. O slogan da campanha neste ano intitulou-se: “Gotas de Amor para um Mundo Melhor”.

Matéria na íntegra

SOLIDARIEDADE

A solidariedade da população rondoniense colabora com as ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, que no decorrer de nove anos conseguiu captar 572 córneas, órgão de extrema importância para a realização de transplantes.

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau realiza em média 63 transplantes por ano, que corresponde a uma média de cinco transplantes por mês.

Vinte e cinco municípios rondonienses participam do Telemedicina

Matéria na íntegra

ATENDIMENTO A DISTÂNCIA

Atualmente 25 municípios do Estado participam do Projeto Telemedicina, oferecido pelo Governo de Rondônia, em parceria com o Ministério da Saúde – MS e o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. No período de um ano, o projeto demonstra a aceitação da população e já possibilitou a realização de 3.134 consultas, atendendo rondonienses em diversas especialidades médicas.

Matéria na íntegra

FAÇA BONITO

Socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Sentenciada de Porto Velho participaram na terça-feira (17), de uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha “Faça Bonito”, idealizada pelo Governo Federal, tem a premissa de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Matéria na íntegra

AULA PRÁTICA

Participaram do encontro analistas e técnicos do Estado e acadêmicos do Ifro

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia – Setic, em ação conjunta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, promoveu uma aula prática de manuseio, testes e função da fibra ótica.

Matéria na íntegra

COMBATE À TORTURA

Foram abertas na segunda-feira (16) e seguem até as 23h59 do dia 20, as inscrições para eleição de representantes do Conselho Tutelar para o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura – CEPCT/RO. O edital foi publicado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos – CONSEDH/RO, na última sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado – Diof.

Matéria na íntegra

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Programas como “Crescendo Bem”, antigo “Criança Feliz+”; “Mamãe Cheguei”; “Mulher Protegida” e “Prato Fácil”, estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Também fazem parte das ações da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, os programas elaborados de forma emergencial durante a pandemia da covid-19, a exemplo do “AmpaRO” e “Previna-se”, executados nos 52 municípios, com todos os cuidados necessários à prevenção da doença e para evitar a propagação da mesma.

Matéria na íntegra

UM ANO DE “PRATO FÁCIL”

Em um ano de funcionamento, completado nesta terça-feira (17), o programa “Prato Fácil” já ofertou 376.595 refeições saudáveis e nutritivas a famílias cadastradas no CadÚnico, em cinco municípios do estado de Rondônia, ao custo de R$ 2. Desse total, pelo menos 314.675 refeições, entre pratos feitos e marmitex (modalidade viagem), foram comercializadas só em Porto Velho, onde o programa foi iniciado em cinco restaurantes credenciados com a previsão de oferecer 1.500 refeições, por dia, e já em 2022 foi ampliado para nove estabelecimentos credenciados, visando atender a três mil pessoas diariamente, das 11h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Matéria na íntegra

EDUCAÇÃO

Gymnasia de 2022, evento organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar 

Durante o período de aulas remotas, devido à pandemia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Educação – Seduc realizou serviços de ampliação e reformas do Estado para atender aos alunos da rede estadual de ensino. Uma realidade que já vinha acontecendo, mesmo antes da pandemia.

Matéria na íntegra

CONQUISTA

Com uma história de superação incrível que gera emoção em quem conhece, o estudante Danilo Silva, tricampeão Nacional de Judô Paraolímpico, conquistou o título de campeão mundial e venceu as lutas no Gymnasiade 2022 – a maior competição escolar, que ocorreu na região da Normandia, na França.

O estudante atleta da Escola Estadual Marechal Castelo Branco de Porto Velho, tem 16 anos, foi convocado pela Seleção Brasileira e é o único rondoniense representando o Brasil.

Matéria na íntegra

HUMANIZAÇÃO

Mais de 24.215 pessoas, entre os anos de 2021 a 2022 já foram beneficiadas com o “Passe Livre”, que concede o direito de viagem gratuita pelo Estado. Somente em 2021 foram 16.115 usuários. Para facilitar a emissão de carteira de “Passe Livre”, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem – DER, disponibiliza 56 pontos de atendimento.

Matéria na íntegra

MAIO AMARELO

De 2021 até agora, o DER já emitiu quase 25 mil carteiras de Passe Livre, em Rondônia

Segundo dados da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito – Renaest, o índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no Estado de Rondônia é altíssimo; representa cerca de 70% dos sinistros registrados. Para alertar a população sobre essa problemática e em alusão ao Movimento Maio Amarelo 2022, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem realizado a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”.

Matéria na íntegra

FINANÇAS

Na última semana foi dado o ponta pé inicial ao projeto que pretender facilitar o acesso de atendimento dos contribuintes em regiões mais distantes. Já neste primeiro momento a prefeitura de Porto Velho, de Colorado do Oeste e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater são parceiras do projeto.

Atendimentos especial para interessados nos programas “Geração Emprego” e “Proampe”

Matéria na íntegra

DESENVOLVIMENTO

Mais de 500 atendimentos foram realizados na 3ª edição do Feirão de Emprego e Microcrédito, que aconteceu na Escola Jânio da Silva Quadros, no bairro Mariana em Porto Velho, no último fim de semana. O Feirão de Emprego e Microcrédito é uma ação do Governo de Rondônia, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com as associações dos bairros.

Matéria na íntegra

RONDÔNIA RURAL SHOW

A Coordenação Estadual da maior feira de agronegócio e tecnologia da região Norte, divulgou a programação de eventos que vão acontecer durante os seis dias na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Além de possibilitar parcerias e fechar novos negócios, a feira vai proporcionar aos visitantes uma programação diferenciada neste ano. Vários parceiros e secretarias participarão desta edição. Confira quais são e as atividades que serão desenvolvidas Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Matéria na íntegra

SEDAM

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam,  na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, vai atender o público, com informações sobre licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural – CAR, Programa de Regularização Ambiental – PRA, além de ações educativas. A instituição estadual também abrirá um espaço específico para expor o novo Sistema de Licenciamento Ambiental e Outorga – Solar.

Matéria na íntegra

TRÂNSITO

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia estará com um estande amplo, para atender a população com serviços relacionados à habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito.

Matéria na íntegra

DOADORES

Visando captar mais doadores e realizar orientações relacionadas à doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron também estará presente na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional.

Fhemeron vai desenvolver ação de captação de sangue na Rondônia Rural Show

Matéria na íntegra

EDUCAÇÃO SOBRE RODAS

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep, vai levar duas Escolas Móveis de Educação Profissional na Rondônia Rural Show Internacional: de Máquinas Agrícolas e de Frigorífico e Piscicultura.

Matéria na íntegra

AÇÕES SOCIAIS

Com o intuito de ampliar o número de beneficiários dos programas socioassistenciais em Rondônia, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, vai estar na Rondônia Rural Show, divulgando os procedimentos de acesso para as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Matéria na íntegra

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

No escritório da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, instalado na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, serão oferecidos informações e serviços de consultoria especializada nas vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, além do agendamento de visitas aos estabelecimentos regulados; distribuição de material informativo e palestras.

Matéria na íntegra

GERENCIAMENTO

Uma das novidades no estante da Seosp será o lançamento do conceito Building Information Modelling – BIM, na próxima sexta-feira (27), que é uma metodologia de criação e gerenciamento de informações para construção, ou seja, é uma base de trabalho que integra diversas disciplinas com o intuito de reproduzir digitalmente, desde o planejamento até a execução da obra. Inserindo no meio público o ‘gastar menos, entregando mais’.

Matéria na íntegra

SEAGRI

Nesta 9ª edição, a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri vai realizar um Talk Show, programa de entrevista com as mulheres que se destacam no agronegócio de Rondônia. O “Encontro das Mulheres do Agro” reunirá produtoras que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado. Será um momento dinâmico, de conversa e troca de conhecimento e experiências.

Matéria na íntegra

PRODUTOS

Doze agroindústrias familiares da região Cone Sul do Estado irão participar da 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, representando os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras. Os expositores pertencem aos ramos de panificação, doces, condimentos, mel, embutidos, defumados, café, compotas e derivados do leite. Os produtores foram selecionados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, onde realizaram as inscrições. A seleção levou em conta a certificação junto aos órgãos competentes.

Matéria na íntegra

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Secom
Fotos: Frank Néry, Daiane Mendonça, Elianete Gomes e Ludmary Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Cerimônia, Convênios, Cursos, Economia, Edital, Educação, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Polícia, Regularização Fundiária, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo