Governo de Rondônia
20/04/2024

CULTURA

Porto Velho recebe 3° Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte

07 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro de CulturaNesta terça-feira (07) foi iniciado em Porto Velho o 3° Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte, evento aberto ao público que promove debates sobre a produção e formação em arte e cultura nas universidades públicas da Região Norte e o contexto das políticas públicas para o setor cultural. O encontro segue até sexta-feira e acontece no Auditório Paulo Freire, localizado no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e a programação cultural no Teatro Banzeiros, no centro da cidade.

Para a reitora da Unir, professora doutora Maria Berenice Tourinho, as instituições de ensino superior da Região Norte devem continuar com as atividades acadêmicas e culturais. “Nós precisamos nos colocar na agenda cultural nacional. Nós temos competência”. Participam do encontro representantes dos estados do Acre, Amapá, Pará e Roraima.

A representante do Ministério da Cultura (MinC), professora doutora Maria Regina de Silos Nakamura, falou que o Governo Federal está buscando estreitar a relação entre as universidades e o governo e ressaltou a importância dos termos de cooperação. “Muitas vezes o governo não tem capacidade de execução na ponta. Nós queremos permanecer com o diálogo entre governo e academia. Também queremos qualificar o debate sobre cultura”.

O superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes, falou que algumas vezes os eventos culturais não ocorrem por falta de conhecimento dos gestores. “O governo do Estado sabe de algumas dificuldades do setor na região e estamos buscando soluções junto aos que promovem a cultura. O poder público não pode ficar distante, tem que ser parceiro”, diz.

Toda a programação está disponível no site www.procea.unir.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo