30/04/2024

FORMAÇÃO

Palestra aborda assédio moral e importunação sexual no contexto educacional

03 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove uma palestra com o tema: Assédio Moral e Sexual no Contexto Educacional. O evento vai ocorrer no horário das 9h às 12h, no estúdio da Mediação Tecnológica da Seduc, e a palestra será ministrada pelo corregedor-geral da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), José Carlos Gomes da Rocha. O público-alvo da formação são os servidores da Seduc, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e servidores de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

De acordo com a gerente de formação pedagógica da Seduc, Silvânia Gregório Carlos, o objetivo da palestra é trazer esclarecimentos sobre o que é assédio e importunação no ambiente de trabalho. “É muito importante que os servidores da Educação estejam munidos de informações e orientações legais, sociais e comportamentais sobre como enfrentar o assédio moral e a importunação”, pontuou.

Para a secretária de Educação, Ana Lúcia Pacini pautar esse tema publicamente e com regularidade esclarece o público-alvo em relação aos seus direitos, acolhe e fortalece as vítimas, e inibe potencialmente ações de assédio. “Entendo que o enfrentamento ao assédio só pode ser realizado com efetivo engajamento de toda comunidade e, especialmente, daqueles que exercem funções públicas”, destacou.

AÇÕES DA OUVIDORIA

Conforme a Gerência de Formação Pedagógica, no dia 27 de março, durante uma reunião no gabinete da Seduc, a Ouvidoria apresentou as ações desenvolvidas no setor. A ouvidora Edneuza Gonçalves Silva apresentou as ações desenvolvidas por meio de momentos de perguntas e respostas, proporcionando esclarecimento dos fluxos realizados das manifestações, em especial, os encaminhamentos e acompanhamentos das demandas de assédio moral e sexual no trabalho.

A reunião contou com a presença de representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), da Gerência de Ensino Especial da Seduc, Gerência de Provimento Avaliação e Desempenho (GPAD), técnicos da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), sendo estes, membros da Comissão de Ética da Seduc.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Cleber Souza

Capacitação, Cidadania, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Servidores, Sociedade