Governo de Rondônia
18/04/2024

TEATRO

Oficinas de teatro serão realizadas de maneira gratuita em dez localidades de Rondônia

28 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos a partir de 12 anos, matriculados na rede pública de ensino podem participar das oficinas

 

Estudantes de Porto Velho, de cinco distritos do Baixo Madeira e quatro municípios do estado de Rondônia terão oportunidade de participar de oficinas de teatro de maneira gratuita, a partir do mês de abril. O projeto Desvendando Talentos, que realiza cursos de teatro há seis anos em diversas regiões de Rondônia, foi contemplado em 2017 por meio de edital de concorrência viabilizado pela Superintendência de Esportes Cultura e Lazer (Sejucel) e está credenciado a ministrar as aulas para a comunidade.

No total serão 200 vagas, sendo 20 para cada localidade que receberá as oficinas. Para as regiões de Porto Velho e Baixo Madeira o calendário está em fase de aprovação junto às escolas. Já nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim, as aulas serão realizadas no mês de abril. Michele Tolentino, coordenadora do projeto explica que podem participar das aulas estudantes a partir de 12 anos de idade, que estejam matriculados na rede pública de ensino. As oficinas terão duração de 12 horas e serão realizadas no decorrer de um dia e meio. “Os alunos que participarem vão receber certificado e as oficinas podem ser inseridas como atividade extraclasse”, atesta.

A coordenadora garante que os profissionais envolvidos no projeto Desvendando Talentos sempre tiveram interesse em desenvolver atividades junto a crianças e jovens que não tem condições financeiras de custear as aulas. “Eu sempre quis fazer algo nesse sentido e por meio do edital vislumbramos a oportunidade”, afirma.

Segundo Michele Tolentino, há motivações diferentes para a participação em aulas de teatro e todas são viáveis. “Pode ser a pessoa que tenha interesse em desenvolver a oratória ou a comunicação interpessoal e àquela pessoa que sempre quis fazer teatro. Agora é a oportunidade”, ressalta. Ela informa que as artes cênicas costumam auxiliar no aprendizado, na cognição, incentivo à leitura e no desenvolvimento do ser.

A ideia é que as oficinas sejam realizadas em escolas, indicadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para finalizar as oficinas, os alunos vão apresentar uma peça teatral para a comunidade escolar, como forma de demonstrar as técnicas que desenvolveram. Ao final da programação será realizado um workshop, em Porto Velho.“É uma oportunidade para promover o conhecimento, melhorar a comunicação e até mesmo a socialização. Com o teatro, no mínimo se faz amizade”, resume Michele. “A arte em si é terapêutica, mesmo não sendo o objetivo dela. E as oficinas são oportunidade para trabalhar nossa interação, alegria, cativar nossa criança interior, que quer ser feliz”, afiança.

Nos distritos do Baixo Madeira o professor das oficinas será Elizeu Braga, ator e poeta, nos municípios será o ator Jailton Viana e em Porto Velho, as aulas serão ministradas pela atriz Gisele Stering.

Michele Tolentino, coordenadora das oficinas

Para participar das oficinas, pais, responsáveis e os próprios alunos podem ir adiantar o processo, solicitando a vaga por meio do e-mail: oficina.teatropvh@gmail.com ou envio de mensagem via whatsapp para o número (69) 99323-6991.

OFICINAS

A Oficina de Teatro Desvendando Talentos foi contemplada por meio do edital Prêmio de Teatro Jango Rodrigues, em 2017. Tem como objetivo dar oportunidade a alunos e alunas de escola públicas participarem do curso de teatro rápido e gratuito. A oficina conta com carga horária de 12 horas e será realizada em 10 localidades do estado de Rondônia, são elas: Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim, Porto Velho, capital e nos seguintes distritos: Cujubim Grande, São Carlos, Resex Cuniã, Nazaré e Calama.

Leia mais:

Superintendente busca celeridade em processos e quer resgatar Flor do Maracujá para o período junino

Com R$ 14,4 milhões do Ministério do Turismo, bumbódromo e sambódromo abrirão espaço a oficinas e feiras em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo