EDUCAÇÃO

Oficina sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas será realizado pelo NSO da Seduc

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional (Gpaso), vai promover a segunda etapa do Projeto de Educação, Prevenção e Acompanhamento sobre o uso abusivo de Álcool e outras Drogas (Pepad)  entre os servidores públicos da Seduc e que está sendo organizado pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/Gpaso/Seduc.

O NSO tem preocupação com a saúde dos servidores da Seduc

O evento acontecerá no próximo dia 19, no auditório São José da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marcelina, localizada na rua Belo Horizonte, 331, bairro Embratel, Porto Velho, e haverá uma oficina de capacitação para os gestores escolares, supervisores, orientadores e psicólogos educacionais, cujo tema a ser abordado é “Ferramentas e estratégias de prevenção ao uso de substâncias psicoativas no trabalho:  identificação precoce, abordagem e encaminhamentos.

A chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional, professora Sirlei Barros, disse que a capacitação faz parte das ações administrativas da Seduc que tem orientado todos os setores para que programas, projetos e ações em prol dos servidores estaduais venham ser realizados.

Hoje, segundo Sirlei Barros, a capacitou surge da preocupação do NSO com a qualidade de vida e desempenho das funções laborais do trabalhador da educação em Rondônia, que podem ser comprometidos com o uso de drogas.

“Estamos desenvolvendo ações psicoeducativas que ajudem a prevenir a ocorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas no trabalho e a divulgação dos recursos e estratégias de recuperação e reabilitação em caso de adoecimento do servidor em casos de dependência química. Essas ações contam com o apoio e incentivo do secretário Suamy”, afirmou Barros.

A chefe do NOS explica que as ocorrências ligado a problemática de drogas no trabalho acarretam inúmeras consequências negativas tanto para o indivíduo quanto para a administração pública e a sociedade  – a exemplo de queda na produtividade, absenteísmo no trabalho, conflitos interpessoais, insegurança, adoecimento físico e mental.

Esta capacitação será mediada pelo Dr. Paulo Renato Vitória Calheiros, Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1980), Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (1999) e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor adjunto da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). Docente do Departamento de Psicologia (DEPSI-Unir), Mestrado em Psicologia (MAPSI-Unir) e Mestrado Profissionalizante em Ciências da Saúde (MPCS-Unir). Conta com experiência na área de Psicologia Clínica. Pesquisador com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando nos seguintes temas: Uso de Dependência de Substâncias Psicoativas. Prevenção e tratamento Cognitivo-Comportamental.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Arquivo/Secom/Seduc