SEGURANÇA

Núcleo de Desenvolvimento e Integração discute ações para a faixa de fronteira de Rondônia

14 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Membros do Núcleo Estadual para Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro) reuniram-se na segunda-feira (10), na Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), para realinhar ações que contemplam os 27 municípios localizados na região fronteiriça de Rondônia. Entre os principais assuntos, esteve o anúncio de parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão que coordenada o Neifro, e a Sesdec para aquisição de equipamentos para o trabalho de segurança nos municípios do eixo da faixa de fronteira.

Representantes de vários órgãos do estado participaram da reunião

Representantes de vários órgãos do estado e do Sipam participaram da reunião

Na visão da gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, a parceria demonstra como os trabalhos entre as instituições que compõem o núcleo devem ser realizados.

“O Neifro está disponível para auxiliar projetos destinados à melhoria da nossa fronteira. É isso que deve ocorrer: a integração das ações e informações para que possamos somar forças e concretizá-las”, disse a gerente.

Na oportunidade foi anunciada que até esta sexta-feira (14) será concluída a revisão do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (PDIF), desenvolvido pelo governo estadual e entregue ao Ministério da Integração Nacional, em 2012.

De acordo com o secretário executivo do núcleo estadual, Celino Guimarães, na revisão algumas ações já concretizadas por meio de parceria entre diversos órgãos foram retiradas do documento como, por exemplo, a entrega do barco hospital Walter Bártolo em Guajará-Mirim, que tem levado assistência médica também ao Departamento de Beni, na Bolívia.

Como exemplos de ações que foram inseridas na minuta de revisão do Plano, estão as instalações de um porto e um polo industrial da sociobiodiversidade para pequenas e médias empresas em Gujará-Mirim, além de prever a exploração das reservas extrativistas da faixa de fronteira de forma sustentável. Ele explicou que o PDIF consolida vários planos e programas de desenvolvimento do estado e da União referentes aos 27 municípios fronteiriços. “É o caso do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), que previa a construção de uma Agência de Rendas em Guajará-Mirim, que também faz parte do PDIF”, ressaltou Celino.

Outros temas, como a criação de um banco de dados com informações geoespaciais dos municípios de fronteira e futuros convênios com as prefeituras também foram debatidos no encontro.

Participaram da reunião, além da Sepog e Sesdec, representantes das Secretarias de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) e da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); da Sociedade de Portos e Hidrovia do Estado (Soph), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla