Governo de Rondônia
16/04/2024

Cultura

Núcleo de dança contemporânea do Sesc apresenta “Corponectivos”

28 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

1A simetria do corpo humano e o espaço pessoal do movimento são temas do espetáculo “Corponectivos”, do Núcleo de Dança Contemporânea do Sesc, que será apresentado ao público de Porto Velho nesta quinta-feira, dia 28, às 20h, no Teatro 1.

Dirigido e coreografado por Cristiana Peixoto, bailarina formada pela Universidade Estadual do Amazonas, o grupo formado pelos bailarinos,  Andrea Melo, Natanael Sussuarana, Silmara Sales, Cáio Borges, Leonardo Scantbelruy, Ana Paula Venâncio, Rafael Barros, Simone Norberto, Bruno Selleri, Rafaele Silva, Vania Souza, Isabel Oliveira, Iris Mendes, Felipe Maia e Mahmoud Baydoun fará sua primeira apresentação, desde que o Núcleo foi aberto em abril de 2013.

Cristiana conta que nas aulas, além de passos de dança, sempre se trabalhou elementos de consciência corporal, sensibilização artística, improvisação de movimentos. Tudo isso foi aproveitado no espetáculo, cujo tema é o “Homem Vitruviano”, imortalizado por Leonardo da Vinci, em esboço baseado nos estudos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio, do século I antes de Cristo.

Além da inspiração nas proporções perfeitas do corpo humano, “Corponectivos”, segue a linha do bailarino e teórico Rudolf Laban, importante nome da dança, muito seguido pelos contemporâneos. “Temos coreografias que demonstram justamente os fundamentos de Laban como tempo, fluência, espaço e peso”, esclarece Cristiana Peixoto.

O próprio cenário, executado pelo cenógrafo Ismael Barreto, é baseado em estudos de Laban. A famosa Kinesfera, uma esfera formada por diversos triângulos, é utilizada também como objeto cênico, interatividade que explica tanto o conceito, quando o título do espetáculo, segundo esclarece a coreografa.

O espetáculo começou a ser montado em julho, mas os ensaios se tornaram mais intensos a partir de setembro. “Foi quando começamos a pensar juntos não só as coreografias, mas também cenário, figurino e maquiagem”, conta Cris que lembra ainda que as músicas, por exemplo, foram trazidas por todos. “O próprio nome do espetáculo foi resultado de um brainstorm que fizemos em aula. Diversas sugestões resultaram em “Corponectivos”, um espetáculo conceitual, dentro da estética contemporânea, executado e também experimentado pelos alunos bailarinos do Núcleo”, ressalta Cristiana, que destaca ainda o apoio fundamental do Sesc à proposta.

Trajetória

Cristiana Peixoto é bacharel em dança pela UEA. Participou da Companhia Estatal “Balé Folclórico do Amazonas”, e do “Corpo de Dança GEDAN (Grupo espaço de dança do Amazonas). Em treze anos de carreira participou de vários espetáculos, entre os quais se destacam “Missa Cabocla”, “Jurupari” e a ópera “Floresta do Amazonas”, de Villa Lobos.

 

Núcleo de Dança Contemporânea

Um desejo antigo do Sesc, o Núcleo veio atender a uma demanda reprimida numa área que tem muitos talentos porém poucas opções. “Sabemos que há muitos bailarinos, sobretudo em grupos folclóricos como bumbás e quadrilhas e mais recentemente igrejas, porém pouca oportunidade de desenvolvimento artístico mais profundo para quem se interessa pela dança”, observa Fabiano Barros, coordenador de cultura do Sesc. Daí a abertura do núcleo, que ofereceu gratuitamente essa oportunidade a dezenas de alunos. “Houve tanta procura que abrimos duas turmas, uma com aulas aos sábados e outra com aulas às segundas e sextas”, contou. O espetáculo “Corponectivos” reúne bailarinos alunos das duas turmas.

Para a já bailarina Andra Melo o Núcleo representa celebração à dança e trabalho coletivo. “Mais uma vez o Sesc assume um papel importante no desenvolvimento cultural de Porto velho. Estamos muito felizes em participar de “Corponectivos”. Esperamos que o público goste do resultado de nosso esforço nos ensaios”, disse.

 

Serviço:

O que? Espetáculo “Corponectivos” do Núcleo de Dança Contemporânea do Sesc

Onde? Teatro 1 do Sesc

Quando? 28/11 (quinta-feira), às 20h

Entrada gratuita


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo