12/05/2024

VALORIZAÇÃO

No Dia Internacional da Educação, Governo de RO apresenta avanços através de investimentos para a Rede Pública de Ensino

28 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de R$ 15,3 milhões em equipamentos, materiais didáticos e infraestrutura foram investidos durante o primeiro trimestre de 2024 nas unidades educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino

Neste domingo (28), comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual estes países se comprometeram a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta. Neste sentido, o Governo de Rondônia cumpre com o proposto, com investimentos para o avanço do ensino público para atender 408 escolas, 177.189 alunos, 10.942 professores e 8.040 técnicos e analistas educacionais.

Durante os três primeiros meses de gestão, em 2024, a Educação de Rondônia apresentou resultados com investimentos de mais de R$ 15,3 milhões em equipamentos, materiais didáticos e infraestrutura nas unidades educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino.

Kit pedagógico e materiais foram entregues durante a semana

Para os equipamentos e kits de materiais didáticos, foram investidos um total de R$ 12.655.380,61 (doze milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil, trezentos e oitenta reais e sessenta e um centavos). Já para obras de reforma e ampliação, o recurso disponibilizado foi de R$ 2.673.816,25 (dois milhões, seiscentos e setenta e três mil, oitocentos e dezesseis reais e vinte e cinco centavos).

Para o governador do Rondônia, Marcos Rocha, a data reforça a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. “O acesso à educação abre novas oportunidades. Já dizia Nelson Mandela, ‘a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo’. Neste sentido, o Governo do Estado vem executando ações e investimentos para fortalecer a Educação em Rondônia. Aeducação é e se mpre será reconhecida como um agente de transformação e crescimento de um ser humano, tanto pessoal quanto profissional”, salientou.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o Dia Mundial da Educação incentiva a construção de valores essenciais para uma sociedade justa e saudável, por meio da educação e participação familiar. “Educar é oferecer a alguém o necessário para que essa pessoa consiga desenvolver a sua personalidade, é instruir, é oferecer ensino, é transmitir o conhecimento. Essas são algumas das definições encontradas em dicionários para a palavra educar; mas a educação vai além, ela é crucial no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade e perpassa desafios”, enfatizou.

Texto: Elaine Santos
Fotos: Daiane Mendonça e Ananda Carvalho

Assistência Social, Cidadania, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Infraestrutura, Sociedade